Estande da CAPES brilha na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a dedicação de seus colaboradores e servidores
Espaço interativo da Fundação desperta e incentiva a curiosidade de crianças e jovens e sobre ciência, tecnologia e educação
De 5 a 10 de novembro, Brasília recebeu a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que buscou aproximar a ciência da população e suscitou o interesse por pesquisa e inovação. Neste ano, a CAPES se destacou com um estande interativo que encantou crianças e jovens, graças ao envolvimento e à dedicação de seus colaboradores e servidores.
O estande da Coordenação ofertou uma exposição tátil e um quiz educativo que não só divertiu, mas também promoveu conhecimento. Com níveis de dificuldade que variavam da educação infantil ao ensino médio, o jogo incentivou a participação ativa do público, premiou os visitantes com brindes conforme suas pontuações. O espaço não apenas possibilitou a interação, mas também apresentou diversos projetos da CAPES voltados para a pós-graduação e a formação de professores na educação básica.
A participação dos colaboradores e servidores foi crucial para o sucesso do estande. Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES agradeceu o empenho de todo corpo funcional da instituição. “Quero expressar minha profunda gratidão a todos os servidores e colaboradores da CAPES que se dedicaram para que nosso estande brilhasse na 21ª SNCT. Vocês foram fundamentais para aumentar a visibilidade da Fundação e do governo, que valoriza a ciência, a tecnologia e a inovação".
Desde 2010 participando da SNCT, o assistente técnico da Coordenação de Comunicação (CGCOM) da CAPES, Edson Ferreira de Morais, desenvolveu a aplicação quiz CAPES, com auxílio da equipe da CGCOM e da Diretoria de Tecnologia (DTI), além disso, Edson foi ponto focal da Coordenação com a equipe do curso de licenciatura em artes visuais da Universidade de Brasília (UnB), na curadoria das atividades expostas. “Conseguimos atualizar e publicar uma versão especial para o público da SNCT de 2024. Conseguimos ter uma exposição coerente e atraente para público, sinto que contribuímos para formação dos jovens, incentivando-os a entrarem no ensino superior”, destacou o servidor da casa.
A assistente administrativa e colaboradora da Diretoria de Educação Básica (DEB), Betúllia Mariano de Oliveira Souto, contou que desde que entrou na CAPES, todas as vezes que tem stand externo ela participa e representa a instituição. “Acho uma oportunidade única representar o nosso órgão e fazer network de um evento tão bem planejado para a comunidade estudantil. O stand estava muito bonito e bem montado”, acrescentou.
A analista em C&T, Marta Inês Caldart de Mello, teve sua primeira experiência na SNCT e ressaltou quanto a interação com a comunidade escolar e acadêmica é fundamental para a motivação profissional dos servidores. "É extremamente gratificante ouvir dos alunos que, com as bolsas da CAPES, conseguiram seguir seus estudos e expressaram sua gratidão. Esses momentos nos conectam diretamente com o impacto positivo que nosso trabalho tem na vida dos estudantes", compartilhou.
A procuradora chefe da AGU/PGF/PF CAPES, Nádia Gomes Sarmento, se destacou ao atuar durante a manhã de domingo, explicando as missões da CAPES e estimulando a participação no quiz. "É uma alegria levar o trabalho da CAPES, tão relevante para a pesquisa brasileira e para a formação de professores, ao conhecimento da população", afirmou. Ela também ficou impressionada com o interesse dos jovens: "Vi o engajamento no olhar dos participantes, especialmente das crianças e adolescentes."
Em sua segunda edição de participação na SNCT, o analista em Ciência e Tecnologia da DTI, Silvio dos Santos Salles, contou que atuou no atendimento ao público, apresentando à CAPES e suas ações. “Tenho orgulho de representar a Coordenação e demonstrar sua importância para a ciência e tecnologia no país”, ressaltou.
SNCT
O tema da edição de 2024 da SNCT foi ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’. A temática alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.