Novos servidores tomam posse na CAPES
Aprovados no concurso de 2023, os novos analistas iniciam sua jornada em Brasília com uma semana de ambientação
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deu posse aos novos servidores aprovados no concurso público de 2023, destinado ao preenchimento de 50 vagas na carreira de Analista em Ciência e Tecnologia. A cerimônia, realizada no Auditório Anísio Teixeira, na sede da CAPES em Brasília, marcou a integração dos novos membros aos quadros da Fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O concurso faz parte de uma iniciativa do MEC para fortalecer a equipe da CAPES. Gregário Griza, secretário-executivo adjunto do MEC, destacou a importância dessa recomposição de pessoal. "Uma das principais prioridades ao chegarmos, em 2023, foi a recomposição da força de trabalho na área educacional, uma das pautas centrais do governo federal e do MEC", afirmou. Ele parabenizou os novos servidores e seus familiares, destacando a relevância da carreira escolhida: "A carreira que vocês estão iniciando é estratégica para a educação, a pós-graduação e a qualificação da educação básica brasileira."
O presidente substituto da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, reforçou o papel fundamental da instituição no cenário educacional brasileiro. "Há 73 anos, a CAPES é a casa da pós-graduação no Brasil e, mais recentemente, tem se dedicado à formação e gestão de professores para a educação básica", explicou. Ele também ressaltou a nobreza do serviço público, que exige compromisso com o interesse coletivo.
O diretor de Gestão substituto da CAPES, Adriano Mendes de Almeida, também parabenizou os empossados e a equipe da Coordenação envolvida no processo. "Para mim, é uma grande alegria receber vocês. Esta solenidade de posse representa a conclusão de um projeto que durou mais de dois anos e envolveu diversos setores, desde a elaboração do edital, perpassando pelas necessidades organizacionais, até a concretização do concurso, que está sendo realizado neste momento. Espero que este seja um período de grande aprendizado e contribuição para a educação do nosso país", destacou Adriano.
Entre os aprovados, destaque para Amanda Ferreira Machado de Figueiredo, de 24 anos, que ingressou na CAPES após ser aprovada na área de Contabilidade. "A CAPES é uma Fundação que compartilha meus valores e que valoriza a educação e a pós-graduação. Estou muito motivada para aprender e me aperfeiçoar aqui", declarou, com graduação e especialização na área.
Outro exemplo de diversidade entre os novos servidores é Carlo Giovanni Lapolli, de 49 anos, que vem da iniciativa privada, com formação em Direito e experiência como empresário. "Ingressar no serviço público é um grande desafio para mim, uma mudança significativa, mas estou muito motivado a contribuir para uma instituição tão relevante, que lida com a educação, um dos pilares do futuro do nosso país", afirmou.
Após a posse, os novos servidores passarão por uma semana de ambientação na CAPES, que vai até sexta-feira, 29 de novembro. "Estamos muito empenhados para proporcionar a todos uma excelente semana de integração e um ambiente de trabalho acolhedor", disse Adriano Mendes de Almeida, diretor substituto de Gestão da Fundação.