Prêmio CAPES de Tese acontece esta semana em Brasília
A cerimônia será na quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 16h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição
Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a CAPES realizará a cerimônia do Prêmio CAPES de Tese 2024, que reconhecerá as 49 melhores teses de doutorado defendidas em 2023. Considerado o evento mais prestigiado da Fundação, a premiação celebra a excelência em 50 áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES. A cerimônia ocorrerá em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 16h30.
Os autores dessas teses receberão bolsas para estágio pós-doutoral em instituições nacionais, por até 12 meses, além de certificado e medalha. O orientador do trabalho será contemplado com um prêmio de R$ 3 mil e um certificado de reconhecimento, que também será entregue aos coorientadores e ao programa de pós-graduação
Dos 49 vencedores, serão anunciados os três grandes vitoriosos, representando as áreas de Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares. Eles também serão premiados com uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por um ano, além de certificado e troféu. Cada orientador receberá uma premiação de R$ 9 mil para participar de congresso internacional e um certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao programa onde a tese foi defendida.
As teses foram avaliadas com base em critérios rigorosos, que consideraram a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, a qualidade da metodologia, da estrutura e da organização do texto, a qualidade da redação, além da quantidade e relevância das publicações derivadas dos estudos.
Vale esclarecer que há restrição para que servidores ou colaboradores da CAPES concorram ao Prêmio. Já os servidores de outros órgãos podem participar tanto do Prêmio CAPES de Tese quanto do Grande Prêmio CAPES de Tese. Inclusive, este ano, o servidor do Ministério da Gestão e da Inovação e Serviços Públicos, cedido para a Universidade Federal da Bahia, Rafael Xucuru-Kariri, ganhou na área de Sociologia, além do Grande Prêmio do Colégio de Humanidades, com a tese 'Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos'. Para ele, conciliar a carreira de servidor e de pesquisador é trabalhosa, por ter que se dedicar a ambos. No entanto, a experiência de trabalho e estudo ao mesmo tempo ajudou a organizar seu tempo de estudo, tomar decisões mais eficientes, gerenciar as bases de dados e as etapas de investigação. Como trabalha com educação, há um certo tempo, isso o motivou a continuar fazendo parte de uma construção coletiva."
A Coordenação-Geral de Colegiados (CGCOL) da CAPES é a área responsável pela parte administrativa, onde começam os trabalhos do prêmio, no mês de fevereiro de cada ano, com a preparação do edital e do sistema para receber as inscrições. Após essas etapas, ocorre o lançamento do edital, a análise técnica com a conferência de documentos, as comissões avaliativas com auxílio dos coordenadores de área nomeados e as tratativas com os parceiros. A Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCOM) da CAPES fica responsável pela divulgação do Prêmio, pela criação das artes, materiais gráficos e pelo cerimonial no dia da festa.