A CGU lançou a atualização do Guia Lilás contra assédio e discriminação
O Material traz várias informações sobre os tipos de assédio, discriminação, além de uma dinâmica para as pessoas debaterem sobre o assunto em suas instituições
A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, no dia 5 de dezembro, em Brasília, a versão atualizada do Guia Lilás, com orientações para prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal. As questões de raça e gênero são pontos fortes na temática.
Um dos principais objetivos do guia é ampliar o conhecimento de gestores e trabalhadores do setor público federal para lidar com as microviolências do dia a dia, que muitas vezes são ignoradas, mas que têm potencial para criar ambientes permissivos à violência.
A segunda edição do material é parte das discussões técnicas que ocorreram ao longo da construção do Programa Federal de Enfrentamento aos Assédios e foi publicado em julho e setembro. Participaram da produção do Guia o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Ouvidoria-Geral da União (OGU).
O Guia Lilás aborda temas atuais, como: Matriz para Avaliação da Gravidade de Condutas; O que é Assédio Moral e Sexual, O que é Discriminação, Bases Jurídicas e a Jornada da Denúncia. Além disso, trata dos diferentes tipos de violências como Abuso Psicológico, Importunação Sexual Perseguição (ou Stalking), microagressões; Régua da Violência, entre outros temas.
Para outras informações, acesse o Guia Lilás, aqui .