Notícias Iniciativas da DPB fortalecem pesquisa e extensão universitária
RETROSPECTIVA 2024

Iniciativas da DPB fortalecem pesquisa e extensão universitária

Publicado: 10/01/2025 11:12 Última Atualização: 10/01/2025 11:47

10012025retrospectivadpbProgramas de equipamentos e acesso aberto aumentam oportunidades para cientistas brasileiros

Em 2024, a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou iniciativas que contribuem para transformar o panorama da pesquisa e da educação no Brasil. Entre as diversas ações, o titular da diretoria, Luiz Antonio Pessan, destaca o Programa Pró-Equipamentos, o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD), o PROEXT-PG, e os Acordos Transformativos do Portal de Periódicos, todos com o objetivo de fomentar a ciência, a inovação e a inclusão social.

Com a intenção de modernizar os laboratórios e fortalecer a infraestrutura das instituições de ensino superior, o Programa Pró-Equipamentos foi um dos principais focos da CAPES. O programa atenderá mais de 200 instituições, promovendo melhorias significativas em laboratórios e centros de pesquisa. "O Pró-Equipamentos é um exemplo de iniciativa importante em que investimentos planejados estrategicamente podem transformar a capacidade científica do País", afirma o coordenador-geral de programas estratégicos (CGPE), Júlio Piffero.  

Lançado em 2024, o Edital de ampliação do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) busca promover o desenvolvimento regional ao integrar a pós-graduação com a extensão universitária. A iniciativa procura estimular a criação de redes de colaboração entre universidades, setores produtivos locais e comunidades, estendendo suas ações para municípios fora dos grandes centros urbanos. A CAPES enfatiza que "o PROEXT-PG busca a ampliação do papel da pós-graduação no Brasil ao promover transformações concretas em territórios diversos promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão em interação com diversos segmentos da sociedade", conta Piffero. 

Após um hiato de quatro anos, a CAPES restabeleceu o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD), que concedeu 813 bolsas a programas de pós-graduação em todo o país. "A retomada de um programa de bolsas de pós-doutorado é fundamental para o fortalecimento da pesquisa científica no Brasil, além de contribuir para reter talentos e promover inovações que impactam diretamente a sociedade", destaca a titular da Coordenação-Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País (CGFIP), Priscila Lelis. 

Outro destaque em 2024 foi o início da implementação de Acordos Transformativos do Portal de Periódicos, com o objetivo de dar maior visibilidade e acesso à produção científica e tecnológica nacional e, também, assegurar igualdade de oportunidades entre cientistas, por meio da transição para um modelo de acesso aberto. Esses acordos beneficiam o Sistema Nacional de Pós-Graduação e de Pesquisa, garantindo que artigos de qualidade sejam acessados e publicados. “Os acordos transformativos são uma inovação estratégica que redefine o acesso à informação científica no Brasil. É um caminho de transição do modelo fechado para o acesso aberto”, afirma Andrea Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos.