Carteira de Identificação Nacional: modelo único em todo o país
A emissão da nova CIN é gratuita, e os brasileiros têm até 2032 para trocar suas carteiras de RG pelo novo modelo
O governo federal lançou a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), com o objetivo de modernizar e centralizar a documentação dos cidadãos brasileiros. O documento reúne informações essenciais, como nome, data de nascimento, filiação, foto e assinatura digital, facilitando o acesso a serviços públicos e privados em todo o país.
Uma das principais mudanças é a padronização do documento em nível nacional, substituindo o antigo Registro Geral (RG), que era emitidos pelos estados. Além disso, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passa a ser o número único de identificação, integrando informações fiscais e pessoais em um único documento seguro e confiável.
Os cidadãos têm até 2032 para substituir suas carteiras de RG pelo novo modelo. A emissão da CIN é gratuita e pode ser agendada nos Postos de Identificação Biométricas do Distrito Federal. Para solicitá-la, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.
Cabe ressaltar que somente está apto a solicitar a CIN o portador de CPF que conste como REGULAR ou PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO na Receita Federal do Brasil (RFB). Além disso, é necessário que os dados cadastrais na RFB — como nome completo, nome da mãe e data de nascimento — estejam exatamente iguais aos da certidão de nascimento ou casamento apresentada. Em caso de divergências, é preciso regularizar os dados junto à RFB antes de dar início ao processo de emissão da CIN.
A validade da nova documentação muda conforme a idade. Para crianças de até 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. Para jovens e adultos entre 12 e 60 anos incompletos, o documento valerá por 10 anos. Já as pessoas acima de 60 anos terão validade indeterminada.
Para outras informações sobre como emitir sua Carteira Nacional de Identidade no Distrito Federal, visite: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade
Acesse também https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/identificacao-do-cidadao-e-carteira-de-identidade-nacional e saiba mais.