CAPES lança campanha contra todas as formas de preconceito e de discriminação
A iniciativa busca promover um ambiente de trabalho livre de discriminações. Sua atuação tem como pilares essenciais o respeito à diversidade e a inclusão
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dá um passo significativo em direção à promoção da equidade e do respeito no ambiente de trabalho, com o lançamento de uma nova campanha contra o preconceito. Com o slogan "Na CAPES não há espaço para preconceito", a iniciativa tem como objetivo conscientizar servidores, colaboradores e a sociedade sobre a importância da diversidade e do acolhimento das diferentes identidades.
A campanha, que faz parte do Programa de Integridade da CAPES, será veiculada por meio de cards informativos e mensagens em e-mail e pelo WhatsCAPES, aborda diversas formas de discriminação, como racismo, machismo, LGBTfobia, capacitismo, gordofobia, intolerância religiosa e etarismo. Cada card define o tipo de preconceito e apresenta uma mensagem de apoio, além de encorajar a denúncia de tais comportamentos à Ouvidoria e à Comissão de Ética da CAPES.
“Todas as formas de preconceito perpetuam estereótipos, violências e exclusão social, impactando negativamente a vida de milhões de pessoas. Combater essas práticas é essencial para construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, onde a diversidade seja respeitada e valorizada”, destaca a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho.
Com uma forte ênfase na defesa da equidade, a campanha destaca que a intolerância e a discriminação não são meras questões de opinião, mas sim crimes previstos pela legislação brasileira. Em mensagens específicas, a Fundação reforça que, ao presenciar qualquer ato discriminatório, é essencial apoiar a vítima e tomar as devidas providências.
A CAPES, como uma fundação responsável pelo fomento à ciência brasileira, está determinada a criar um ambiente de trabalho livre de preconceitos e discriminações, por meio da promoção da diversidade e da inclusão, e do respeito aos direitos humanos como pilares essenciais de sua atuação.
As mensagens da campanha podem ser configuradas como descanso de tela nos computadores, proporcionando um lembrete diário e inspirador sobre a importância da diversidade, inclusão e respeito no ambiente de trabalho.
Para mais informações e para denunciar qualquer ato de discriminação, a Ouvidoria e a Comissão de Ética da CAPES estão disponíveis para orientar boas práticas, bem como para acolher e tratar as denúncias, reafirmando o compromisso da instituição em cultivar um espaço de respeito e dignidade para todos.
Para baixar seu descanso de tela, clique nos cards abaixo: