Servidora da DAV apresenta dissertação de mestrado in company
Aconteceu no dia 28 de junho a segunda defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, mestrado in company da Capes. A defesa foi realizada no edifício-sede da Capes pela servidora da Diretoria de Avaliação Maria Amélia Aragão Melo.
Iniciado em 2009, o trabalho teve como tema a Influência do Sistema de Avaliação da Capes na Qualidade dos Programas de Pós-Graduação. Nele, reflexões são propostas sobre o sistema de avaliação da pós-graduação da Capes desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade acadêmica. Indicadores são também propostos para avaliar a sua eficácia à melhoria de qualidade dos programas de pós-graduação e a efetividade das políticas adotadas, identificando aspectos que têm influenciado à melhoria de qualidade da formação de pessoal para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Para Maria Amélia, o mestrado in company é uma proposta de grande relevância, pois significa que a Capes escuta os servidores proporcionando programas de capacitação para a melhoria não só do atendimento ao público como para o crescimento intelectual e profissional do quadro de funcionários.
Pós-graduação in company
O Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Capes teve início no ano de 2009. As aulas acontecem aos finais de semana na Capes e algumas disciplinas são ministradas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das instituições parceiras na execução desse programa de mestrado. Atualmente, 15 alunos regulares participam do programa.