Nova corregedora destaca diálogo e prevenção de irregularidades
Luana Fagundes é auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União desde 2012
Auditora de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2012, Luana Fagundes é a nova corregedora da CAPES. A servidora chega à Coordenação após cinco anos à frente da Corregedoria do Ministério das Comunicações. Seu principal papel, afirma, é atuar para assegurar a integridade, a transparência e a ética na administração pública.
O trabalho para fazer valer a sustentação por esses pilares, ressalta a corregedora, abarca muito mais do que um papel punitivo. “Muitas vezes associa-se a Corregedoria somente à punição, mas existe uma função institucional maior que isso. Vejo uma importância grande em prevenção de irregularidades”, afirma Luana Fagundes.
Uma forma de se fazer isso, de acordo com a servidora, é manter o diálogo aberto com quem compõe o órgão. “Conscientizar os servidores por meio de campanhas é mais eficaz do que simplesmente repreender”, explica a corregedora.
Luana Fagundes é apenas a segunda pessoa a ficar à frente da Corregedoria da CAPES, instuição criada no fim de 2022 e efetivada em 2023. Para a corregedora, é importante dar continuidade ao trabalho do antecessor, Reonauto da Silva Souza Junior.
A nova corregedora da CAPES é graduada em Marketing pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) e especializada em Gestão Pública pela Faculdade Fortium.