CAPES promove palestra sobre desigualdades no mercado de trabalho relacionadas à maternidade
O evento discutiu os desafios das trabalhadoras mães em data simbólica para a equidade de gênero
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu a palestra "Desafios e estratégias para progressão de carreira de trabalhadoras mães e promoção de igualdade de gênero por meio de intervenções", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lígia Carolina Oliveira Silva.
A professora, coordenadora do grupo de pesquisa "Trabalhando com as Marias: Psicologia, Carreira e Mulheres", abordou a penalidade da maternidade nos salários das mulheres - fenômeno que ocorre com mais frequência no setor privado. Essa penalidade se manifesta tanto pela redução de oportunidades e invisibilidade profissional quanto pela disparidade salarial em relação aos homens que exercem as mesmas funções.
Em contrapartida, foi citado o benefício da paternidade, situação em que há casos de aumento salarial decorrente da concepção, pelo mercado de trabalho, de que o homem precisa sustentar a família - entendimento que não se estende às mulheres.
Foram ainda debatidos os resultados da pesquisa realizada pela professora em cooperação internacional, que reforçam os impactos da maternidade na progressão da carreira, com ênfase na necessidade de intervenções ativas para reduzi-los. A palestrante destacou a importância das redes de apoio, especialmente do fortalecimento da solidariedade entre mulheres.
Ao final da apresentação, as participantes foram convidadas a compartilhar experiências pessoais, o que gerou um debate sobre as transformações já conquistadas e ampliou a reflexão acerca do longo caminho ainda necessário para alcançar a equidade no mercado de trabalho.