CAPES, 74 anos: compromisso com a educação e a ciência do Brasil
Trajetória de excelência acadêmica e desenvolvimento nacional
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) completa nesta sexta-feira, 11 de julho, 74 anos. Fundada em 1951, a instituição tem sido fundamental no desenvolvimento da pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, na formação de professores e no fomento à pesquisa científica e tecnológica, contribuindo tanto para a soberania nacional quanto para a redução das desigualdades regionais.
De acordo com a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, nestes 74 anos de existência, a Coordenação consolida seu papel vital no desenvolvimento da ciência e da educação brasileiras. Segundo ela, a educação não apenas reduz desigualdades e forma cidadãos críticos e competentes, mas também impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico, além de empoderar mulheres, negros, indígenas e outras populações vulnerabilizadas. “Investir em ensino de qualidade é garantir oportunidades justas, fortalecer a economia e construir uma sociedade mais inclusiva e inovadora. Um país que educa com qualidade avança”, ressalta.
Ao longo dos anos, a Coordenação tem contribuído para o fortalecimento dos programas de mestrado e doutorado, estabelecendo padrões de excelência acadêmica. Além disso, tem ampliado sua atuação na formação de professores para a educação básica, mantido parcerias científicas internacionais – incluindo os países do Sul Global - e gerenciado programas de bolsas de estudo no exterior.
Para outras informações acesse o Relatório de Gestão 2024.
Serviço
Celebração comemorativa dos 74 anos da CAPES
Data: 11 de julho
Horário: 9h – Café da manhã, seguido da cerimônia oficial dos 74 anos
Local: Auditório Anísio Teixeira – 1º subsolo, sede da CAPES
Transmissão ao vivo pelo canal da CAPES no YouTube