Notícias CAPES reúne participantes do Parfor em encontro pelos 16 anos do Programa
EVENTO PARFOR

CAPES reúne participantes do Parfor em encontro pelos 16 anos do Programa

Publicado: 24/07/2025 11:17 Última Atualização: 25/07/2025 09:03

30052025 Por dentro da CAPES banner 1Reconhecido pelos egressos como uma iniciativa transformadora, o programa reforça o compromisso da CAPES com a qualidade da educação básica pública

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), promoveu entre 21 e 23 de maio de 2025 o IV Encontro Nacional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O evento celebrou os 16 anos desta política pública, que desde sua criação, em 2009, já formou 65 mil professores em exercício nas redes públicas de ensino.

A coordenadora-geral da DEB, Lorena Lins, uma das responsáveis pela idealização e realização do evento, destacou os desafios de organizar um encontro dessa dimensão: "Organizar o IV Encontro Nacional do Parfor foi, sem dúvida, um grande desafio, tanto pela complexidade logística quanto pela responsabilidade de oferecer um espaço de escuta qualificada, participação ativa e construção coletiva. Trabalhamos com um público diverso, proveniente de todas as regiões do país, o que exigiu atenção aos detalhes, respeito às trajetórias individuais e um minucioso planejamento".

24072025BANNERFULL PARFORApesar dos desafios, Lorena Lins ressalta a importância estratégica dessas iniciativas para o fortalecimento das políticas de formação docente. "O Parfor nasceu da articulação entre diversos atores e precisa manter essa essência colaborativa", afirmou. A coordenadora-geral, também destacou que o evento criou um espaço privilegiado de debate entre coordenadores institucionais, gestores das secretarias de educação e profissionais do setor - ambiente fundamental para definir as prioridades e orientações das políticas da CAPES. "Essa construção coletiva é imprescindível: o programa deve continuar sendo moldado por meio do diálogo constante", pontuou a coordenadora.

O balanço do IV Encontro Nacional do Parfor foi amplamente positivo. Com a participação de 215 pessoas, as oficinas promoveram debates profundos e colaborativos sobre temas estratégicos para o programa. "Saímos não apenas com propostas concretas de aprimoramento, mas com a convicção renovada de que estamos no caminho certo: formando professores com excelência e promovendo equidade na educação básica pública", concluiu Lorena Lins.

Carolina Magalhães, assessora da DEB e integrante da equipe organizadora, destacou os desafios logísticos do evento. "Realizar um encontro deste porte nas instalações da CAPES exigiu soluções criativas. Com espaço físico limitado, otimizamos estrategicamente o auditório e os subsolos -1 e -2 para acomodar todas as atividades — painéis, oficinas e exposições — sem comprometer a qualidade". Ela ressaltou ainda que o sucesso só foi possível graças ao empenho coletivo das equipes técnicas da CAPES.

A realização do encontro contou com a atuação integrada de diversas áreas da CAPES como a DEB, o Cerimonial, a Coordenação-Geral de Colegiados (CGCOL), a Assessoria de Comunicação (CGCOM), a Coordenação-Geral de Logística (CGLOG), equipe de recepção e demais setores que contribuíram direta ou indiretamente. "O comprometimento de todas as equipes foi fundamental para garantir aos participantes uma experiência acolhedora, produtiva e pedagogicamente enriquecedora", destacou Carolina Magalhães, também responsável pela coordenação Logística do evento.

O êxito do evento foi possível graças ao trabalho conjunto. "O empenho de cada profissional foi essencial para oferecer aos participantes uma experiência acolhedora, intelectualmente produtiva e emocionalmente significativa", destacaram os organizadores.

É igualmente essencial reconhecer o firme compromisso das Instituições de Educação Superior (IES) e das redes públicas de ensino que, mesmo diante de desafios estruturais e orçamentários, seguem engajadas na implementação do Parfor, assegurando a formação continuada de professores em todo o território nacional.

“E para quem esteve nos bastidores, fica o orgulho de ter contribuído com um capítulo tão especial da nossa história institucional", concluiu Carolina Magalhães.