CAPES apresentará cases de sucesso, palestras e ministrará workshop na Agile Trends Gov 2025
Fundação terá participação ativa no evento, com palestras e workshops baseados em cases reais implementados na instituição. O objetivo é trocar conhecimentos e trazer insights inovadores para aprimorar a gestão de projetos e produtos de tecnologia
Pela primeira vez, a CAPES contará com a participação de uma servidora da Diretoria de Gestão (DGES) e de três colaboradores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) na maior conferência ágil do Serviço Público: a Agile Trends Gov 2025. Realizado em Brasília, o evento ocorrerá entre os dias 25 e 28 de agosto e oferece uma oportunidade para a apresentação de cases de sucesso, troca de experiências e aperfeiçoamento profissional por meio de palestras e workshops ministrados por especialistas. Durante o evento, cases reais da CAPES serão apresentados, demonstrando os aprendizados obtidos ao longo de todo o processo e os impactos positivos na definição e no alinhamento de produtos e projetos.
A servidora e coordenadora de Análise Técnica da DGES, Amanda Olimpio, também tem expectativas muito positivas em relação à sua participação no Agile Trends Gov. Será a terceira vez no evento, mas a primeira como palestrante. “Meu objetivo é dialogar sobre a importância de uma gestão inovadora e humanizada no setor público”, explicou. “Essa temática é muito significativa para mim, pois, além de estudá-la, tenho o privilégio de aplicá-la no dia a dia com minha equipe na CAPES. Por isso, é também um orgulho representar a instituição em um evento de tanta relevância e levar minha experiência para o debate”, finalizou.
Outra inscrita, Luana Feitosa, espera viver "uma experiência rica em aprendizado, com trocas e conexões com outros profissionais, além de ter insights práticos e inspiradores para serem aplicados na Fundação", afirmou. Já Jakes Costa "anseia para compartilhar com gestores, Product Owners, Scrum Masters e profissionais de outras instituições que trabalham com agilidade a experiência e o aprendizado utilizados na CAPES, além de trocar conhecimentos sobre técnicas que podem desenvolver e enriquecer o trabalho”, assegurou. Juntos, eles ministrarão o workshop “Planning Poker com Lego: desvendando a estimativa ágil”, uma técnica já utilizada em treinamentos na Fundação.
Por sua vez, Aline Lourençoni palestrará sobre o tema "Implementando Lean Inception no Setor Público", baseando-se em sua experiência prática com a aplicação da metodologia. Idealizada por Paulo Caroli, a técnica consiste em um workshop colaborativo com foco no alinhamento de equipes em torno do Produto Mínimo Viável (MVP) de uma solução. "O evento será uma oportunidade de compartilhar com o público os resultados da aplicação da técnica de Lean Inception, contribuindo para que outras instituições também possam se beneficiar dessa abordagem", disse Aline.