Setembro Verde: conscientização sobre a doação de órgãos
Campanha busca incentivar a doação para aumentar a realização de transplantes e salvar vidas. Converse com sua família e seja um doador
O mês de setembro também é marcado pela Campanha Setembro Verde, que faz referência à doação de órgãos. O objetivo é incentivar as pessoas a se tornarem doadoras e a dialogar com suas famílias sobre o assunto. Isso porque, pela legislação brasileira, a família precisa autorizar a doação. Pela Lei Federal nº 11.584 de 2007 foi instituído o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de órgãos é um ato no qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doador) para transplante em outras pessoas (receptores), com a finalidade de restabelecer as funções de um órgão ou tecido doente.
A doação é um gesto de solidariedade, pois pode salvar inúmeras vidas. O indivíduo que necessita de um órgão ou tecido o recebe por meio de um procedimento denominado transplante, que substitui o órgão ou tecido doente por um sadio.
É importante destacar que, de um único doador, é possível obter vários órgãos e tecidos para a realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. O Brasil é referência mundial na área de transplantes.
Vale ressaltar que o transplante de órgãos representa, na maioria das vezes, a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço. Dessa forma, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto solidário. Por isso, seja um doador.
