Notícias Servidora da CAPES vence os 5 km na Corrida MEC 95 Anos
Corrida e Caminhada MEC 95

Servidora da CAPES vence os 5 km na Corrida MEC 95 Anos

Publicado: 29/09/2025 11:34 Última Atualização: 29/09/2025 12:00

WhatsApp Image 2025 09 29 at 10.52.28

Este ano, ela já participou de uma maratona e mantém o hábito de se inscrever em corridas de rua. Apenas em setembro, participou de três provas, entre elas a Corrida e Caminhada MEC, realizada na Esplanada dos Ministérios

A servidora da CAPES, Ninna Carla Zamariolli de Araújo Cruz, foi a vencedora na categoria 5 km da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos. O evento, que contou com uma caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km, fez parte das celebrações dos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). “Considero essa corrida a mais especial não só pelo pódio, mas pelo significado que ela tem como celebração dos 95 anos do Ministério. “Fiquei muito feliz e orgulhosa de poder representar a CAPES, instituição onde trabalho há 16 anos”, revelou.  

Folo Lula

Ninna disse que foi através do clube de corrida da Associação dos Servidores da Fundação CAPES (Ascapes) que conheceu a assessoria de corrida onde treina atualmente. “Eu corro há mais de cinco anos, treino em média quatro vezes por semana. É na corrida onde eu descanso minha cabeça; estou sempre treinando. Amo correr e pude juntar o meu hobby e o meu trabalho nessa celebração incrível”, completou. Ela afirma que só neste mês de setembro já participou de três provas.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; e a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho participaram da caminhada de 3 km, cuja largada ocorreu em frente ao edifício-sede do MEC, em Brasília. De acordo com MEC, o evento reuniu cerca de 5,2 mil participantes na Esplanada dos Ministérios. 

WhatsApp Image 2025 09 29 at 10.49.24

“Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos a consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano”, destacou o presidente Lula.  

Várias autoridades acompanharam o presidente no percurso, entre elas os ministros, Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia), além da primeira-dama Janja e o presidente do PT, Edinho Silva.