Notícias Avaliação Quadrienal 2021-2024 passa pelas áreas-meio
AVALIAÇÃO QUADRIENAL

Avaliação Quadrienal 2021-2024 passa pelas áreas-meio

Publicado: 30/09/2025 17:25 Última Atualização: 02/10/2025 11:39

30092025FULL Avaliacao area meioDiretorias de Gestão e de Tecnologia da Informação e unidades ligadas à presidência da CAPES/MEC atuaram em todo o processo

As áreas-meio são parte fundamental e estratégica na Avaliação Quadrienal 2021-2024. A recepção dos consultores, a organização das salas, a disponibilidade de internet, a contratação de materiais necessários, a emissão de passagens e o coffee break são algumas das atribuições que viabilizam a realização das etapas presenciais em Brasília.

Pela avaliação, quase 5 mil programas de pós-graduação CAPES/MEC são apreciados e recebem notas de 1 a 7. Esse procedimento serve como uma ferramenta de supervisão para garantir a qualidade da pós-graduação brasileira desde 1976. São quase 50 anos de continuidade, sempre com debate sobre os critérios e atualização dos mesmos pela comunidade acadêmico-científica.

Para que haja sucesso, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores de diferentes áreas atuam em conjunto. Unem forças com a Diretoria de Avaliação (DAV), a Diretoria de Gestão (DGES) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), além de duas coordenações-gerais ligadas à presidência: a de Colegiados (CGCOL) e a de Comunicação Social (CGCOM). 

O trabalho da DGES mobilizou diversas equipes e, com sua capacidade logística, garantiu os serviços e a infraestrutura necessários para a realização das atividades da Quadrienal. Foram emitidas mais de 3,4 mil passagens e pagas mais de 11 mil diárias, possibilitando o deslocamento de consultores de todo o Brasil.

Os preparativos começaram meses antes, com as equipes de manutenção e infraestrutura promovendo adequações nos espaços, melhorias tecnológicas, adaptação de salas, instalação de divisórias e criação de área para bagagens. Também foi implantado um novo sistema de acesso ao edifício, facilitando a entrada e reforçando a segurança. E, além da água e do tradicional cafezinho, foi preparado um ambiente de descanso com sofás e sessões diárias de ginástica laboral. A Brigada de Incêndio esteve a postos para atendimentos eventuais, garantindo o bem-estar dos participantes.

O trabalho conjunto das equipes de Manutenção Predial, Recepção, Vigilância, Brigada, Limpeza, Copa, Garçons, Garçonetes e Motoristas foi essencial para a excelência no atendimento aos consultores.  “Temos que prezar pelo bem-estar dos consultores”, sintetiza a assessora da DGES, Nayara Saldanha.

Coube à Diretoria de Gestão, ainda, a adaptação da fiação e dos pontos físicos de internet no prédio, garantindo conectividade adequada para o funcionamento das atividades. Isso se deu em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação. Colaborador da DTI, Ramon Araujo atua como supervisor de Infraestrutura e é responsável pela rede, wi-fi e logins dos professores. “Não tivemos intercorrências”, pontuou.

Tudo foi supervisionado pelo gerente de Negócios da Coordenação de Negócios e Produtos da DTI, Daniel Cunha. O papel do colaborador é orientar a equipe nos pontos críticos do processo, apontar melhorias, treiná-los, acompanhar as entregas de melhorias e correções, ajudar na composição da equipe, ser uma ponte de comunicação com a área fim, no caso a DAV, para entendimento dos requisitos, sanar dúvidas e até mesmo fazer correções no código ou na modelagem do banco de dados, quando necessário.

“Tenho essa expertise porque trabalho com a Plataforma Sucupira desde sua concepção, em 2012”, relata Daniel. À época, o hoje colaborador da CAPES/MEC trabalhava na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a qual a Coordenação fechou parceria para desenvolver a plataforma. Desde 2015, Daniel Cunha atua na Diretoria de Tecnologia de Informação da Coordenação.

A evolução, observa, é nítida. Em 2017, o colaborador aponta que, por ter sido a primeira vez, “houve muitos problemas de erro na aplicação, principalmente no preenchimento da ficha de avaliação pelos consultores”. Já em 2021, o fato de ter ocorrido em meio à pandemia em um processo 100% remoto, houve dificuldades de acesso e ainda eram apresentados erros na aplicação, quanto na geração de relatórios e no preenchimento das fichas de avaliação. Neste ano, observa, “tudo foi mais tranquilo”.

Os consultores trabalharam em salas nos andares -1 e -2. Ali, contaram com o apoio direto da CGCOL, que fica no -1. Atuante na coordenação-geral, a colaboradora Simone Carreiro manteve contato com os professores (em especial, os coordenadores das áreas, conhecidos do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior) e com as diversas áreas da CAPES/MEC.

A CGCOL adaptou todo o andar -2 para a realização da Avaliação Quadrienal. As salas do andar costumam ser organizadas de forma específica para cada evento. “Nosso fluxo maior de trabalho foi às segundas-feiras, na recepção dos consultores e direcionamento para as salas”, afirma Simone, que conta ainda que a equipe montou um achados e perdidos específico para a avaliação: “Recuperamos diversos itens dos consultores, como óculos, chaves, garrafas, mouses e outros. No período de dois meses, foram encontrados alguns celulares e notebooks, e rapidamente conseguimos identificar os donos”. 

O trabalho da Coordenação-Geral de Colegiados se deu em parceria com equipes de suporte, limpeza, vigilância, DTI, DAV e DGES. O pessoal da CGCOL sempre foi o primeiro a saber dos problemas. Ou os próprios solucionaram ou acionaram as outras áreas. E até na área tecnológica atuaram: técnicos de audiovisual, Lucas do Carmo Assis e Fernando de Carvalho Oliveira ficaram à disposição dos professores.

E, claro, a alimentação é fundamental. Todas as semanas de agosto e setembro foram marcadas por paradas diárias para o coffee break. Salgados, bolos, saladas de frutas, cafés, chás, entre outros, consagram um período de descanso dos consultores. E foi a CGCOM, pelo Cerimonial formado pelos colaboradores Fernanda Barbosa e Lucas Medrado, que garantiu o funcionamento. “Teve bolo que fez muito sucesso”, diz Fernanda. Ambos fizeram um acompanhamento diário para que esse momento de interação fosse aproveitado ao máximo pelos consultores.

O Cerimonial, aliás, atuou desde 2023, em reuniões de planejamento e alinhamento. Houve compra de materiais solicitados e de recepcionistas. Também foi de responsabilidade da CGCOM a arrumação do Auditório Anísio Teixeira, palco da abertura de cada semana, com a reserva de lugares para presidente e diretores.

 
Em paralelo, a equipe da divulgação de pauta registrou todas as fotos, vídeos e textos, como este, para levar a avaliação ao público geral. É um trabalho contínuo, que teve início antes das etapas presenciais e segue até a divulgação dos resultados. A equipe de Comunicação foi responsável, ainda, por toda a identidade visual da Avaliação Quadrienal 2021-2024.