Notícias CAPES e UFRN ampliam público que pode fazer curso de IA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

CAPES e UFRN ampliam público que pode fazer curso de IA

Publicado: 07/10/2025 16:08 Última Atualização: 07/10/2025 16:09

MATERIA UAB 1 1

Inscrições terminam na próxima sexta,10 de outubro. Por meio da UAB, serão ofertadas 40 mil vagas gratuitas e on-line

A CAPES e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ampliaram o público que pode participar do curso gratuito Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica. Além de professores da educação básica pública e estudantes de licenciatura, a formação também está aberta para tutores, assistentes pedagógicos, coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, docentes do ensino superior e de todos os níveis da rede privada, além de técnicos administrativos da educação de instituições públicas, como universidades e secretarias municipais e estaduais de educação.

Com a ampliação, os servidores da CAPES também podem participar do curso. As inscrições terminam na próxima sexta-feira, 10 de outubro e são realizadas por este link: SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Estão sendo ofertadas 40 mil vagas para todo o país por meio da UAB, da CAPES. O objetivo é formar professores, estudantes e profissionais de educação para o uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula.

O curso é on-line e autoinstrucional, com material produzido para o aluno estudar no seu próprio ritmo, seguindo as instruções e conteúdo que já estão prontos, como videoaulas, o que permite a gestão do tempo e o aprendizado autônomo.

A Inteligência Artificial pode auxiliar educadores de diversas formas, tornando o ensino mais eficiente e personalizado. Adapta conteúdos ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, automatiza tarefas como organização de notas, apoia na avaliação pedagógica ao identificar dificuldades, e ainda contribui na criação de materiais didáticos. Temas como esses serão abordados durante as 30 horas de curso.

Com quatro unidades, o curso abordará cinco tópicos: introdução a inteligência artificial, identificação e reconhecimento de problemas educacionais, fluência de dados educacionais, resolução de problemas educacionais e ferramentas de IA na educação. A duração total é de dez semanas.

Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos. O objetivo é incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores.

No edital, o passo a passo para realizar a inscrição:

EDITAL-01_2025-SEDIS_IMD_UFRN-Curso-de-Extensao-IA-para-Educadores.pdf

Com informações da Comunicação da UFRN.