Comitê Técnico de Integridade realiza 7ª Reunião Extraordinária de 2025
Encontro contou com a presença da presidente da CAPES e discutiu temas prioritários em matéria de integridade
O Comitê Técnico de Integridade (CTI/CAPES) realizou, no dia 10 de outubro, sua 7ª Reunião Extraordinária de 2025 na sede da CAPES, em Brasília. O encontro contou com a participação da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, que, na abertura da reunião, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Comitê e ressaltou a importância de seu pleno funcionamento, reafirmando o compromisso da Coordenação com a integridade institucional.
Durante a reunião, a ouvidora da CAPES, Daniella Toscano, destacou que o conceito de integridade evoluiu ao longo dos anos e deixou de estar restrito ao combate à corrupção, passando a englobar também o respeito integral aos direitos, o acesso à informação e a transparência ativa e passiva. Além disso, foi apresentada Nayara Janini Goncalves Saldanha Pontes Vieira como nova integrante do colegiado, em virtude de sua nomeação para o cargo de coordenadora-geral de recursos logísticos (CGLOG), que integra a estrutura do CTI/CAPES.
No encontro, o Comitê discutiu temas prioritários em matéria de integridade que impactam diretamente à CAPES, entre os quais se destacam: a apresentação dos resultados do Boletim de Apoio às Setoriais de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (BASI) – que contém informações sobre registros no e-Agendas e conflito de interesses, bem como dados sobre transparência ativa e passiva e política de dados abertos; e discussões referentes à documentação que será aplicada no âmbito da Rede de Acolhimento da CAPES, como vistas a atender as recomendações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Destaca-se que os trabalhos desenvolvidos pelo CTI/CAPES têm por objetivo fortalecer a integridade institucional, bem como promover um ambiente íntegro, ético e transparente no âmbito da Fundação.
Sobre o CTI
Instituído pela Portaria CAPES nº 210, de 19 de outubro de 2023, o Comitê Técnico de Integridade (CTI/CAPES) é um colegiado de caráter propositivo e permanente. O Comitê é integrado pelos titulares da Unidade de Gestão da Integridade (UGI), da Corregedoria, da Ouvidoria, da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGPE), da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGLOG) e pelo presidente da Comissão de Ética.
