Estande da CAPES na SNCT reúne 15 servidores
Equipe é responsável por auxiliar visitantes em jogo de conhecimentos gerais e explicar o papel da Coordenação
Um grupo de 15 servidores se reveza no estande da CAPES na feira em Brasília da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento segue até domingo, 26 de outubro, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, de frente para o Museu Nacional da República.
A equipe é formada por representantes de diferentes diretorias e de unidades ligadas à presidência. O papel de quem fica no espaço é auxiliar o público em um jogo de conhecimentos gerais — o Quiz CAPES, principal atração do estande — e explicar o papel da Coordenação.
“Trouxemos o Quiz CAPES para a criançada fazer uma brincadeira para aumentar o conhecimento geral do público sobre a CAPES”, explica Edson Morais, da Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCOM). “Além disso, todos os expositores são servidores da casa, que estão aqui para responder dúvidas, prestar um atendimento mais geral sobre as políticas da CAPES”. Segundo Paulo Soares, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a principal demanda tem sido ajudar o público a acessar o quiz.
Já Marta Caldart, da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), encara a participação no estande como “uma oportunidade de divulgar o trabalho da CAPES e de interagir com a comunidade em geral, mas principalmente com os nossos bolsistas e ex-bolsistas”. “São muitos os relatos de que só conseguiram prosseguir nos estudos graças à CAPES. Percebo que se sentem em casa no estande”.
O tema da edição de 2025 da SNCT é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Responsável pela organização, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ressalta que “o oceano cobre 70% da superfície da Terra e é essencial para a vida” e que a temática é uma forma de convidar “a refletir sobre como nossas escolhas, pesquisas e práticas moldam o futuro do oceano e do planeta”.
