Servidores da CAPES recebem Ordem Nacional do Mérito Educativo
Honraria foi destinada a profissionais que obtiveram destaque no trabalho pelo desenvolvimento e melhoria da educação do país
A presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, e servidores da Coordenação foram condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Educativo. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, entregaram a honraria em cerimônia no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, na sexta-feira, 14 de novembro.
A honraria foi criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003. Segundo o normativo, são condecoradas “personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação”. A atual edição reconhece o desempenho nos anos de 2024 e 2025.
“Tudo que a gente possa fazer para premiar, homenagear, condecorar as pessoas ligadas à Educação é pouco, pela importância que a Educação tem no nosso país”, disse Lula. “Se a gente não investir em Educação, não tem como esse país dar um salto de qualidade, virar desenvolvido, ser competitivo”, continuou o presidente da República.
Camilo Santana observou que “a educação brasileira é construída coletivamente, por intelectuais, professores, artistas, influenciadores, gestores, líderes comunitários, servidores públicos que fazem as políticas públicas avançarem”. Segundo o ministro, “essa Ordem não homenageia apenas indivíduos, mas a força coletiva da Educação brasileira”.
São cinco diferentes graus de condecoração: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As nomeações e as promoções da Ordem foram feitas por decreto do presidente (veja o deste ano), mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo.
Além de Denise Pires de Carvalho (que não esteve no CICB, porque cumpre agenda na China), os representantes da CAPES/MEC condecorados foram:
- Alexandre Marafon (coordenador-geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas da Diretoria de Programas e Bolsas no País);
- Angela Maria Santana Carvalho (presidente da Associação dos servidores da Fundação CAPES, Ascapes);
- Fabiana Nascimento (assessora da Presidência);
- Idelazil Talhavini (coordenadora-geral de Monitoramento de Resultados e Planejamento da Diretoria de Relações Internacionais);
- Janyna da Silva Rodrigues Amaral (analista em Ciência e Tecnologia - aposentada)
- Luiz Lira (analista em Ciência e Tecnologia);
- Marta Eduardo da Silva (assessora da Presidência);
- Nádia Sarmento (procuradora-chefe).
A relação de agraciados contou ainda com a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, ministros do governo federal e do Supremo Tribunal Federal, congressistas, servidores de diversas áreas, escritores, lideranças indígenas e quilombolas, influenciadores entre outros.
O economista e influenciador digital Gil do Vigor falou em nome dos condecorados. “A educação salva vidas”, disse, ao lembrar que sua mãe sempre o incentivou a continuar os estudos. Gil disse que o Bolsa Família salvou o lar em que morava, “onde não havia dinheiro para comer”. Destacou que entrou em reality show para ganhar visibilidade e falar sobre a importância da Educação em rede nacional.
A entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo integrou o rol de ações em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), celebrados a cada 14 de novembro.
Com informações do Ministério da Educação
