Em confraternização, presidente exalta trabalho da CAPES
Denise Pires de Carvalho disse que equipe foi essencial para concretizar, por exemplo, o novo PNPG e a Agenda de Formação
Servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores reuniram-se na parte externa do térreo do prédio na segunda-feira, 15 de dezembro, para a confraternização de fim de ano da CAPES. A presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho, participou e exaltou o trabalho de toda a equipe.
Organizado pela Diretoria de Gestão (DGES) em parceria com a Associação dos Servidores da CAPES (Ascapes), o evento contou com barraquinhas de churrasquinho, acompanhamentos, doces e bolos, além de bebidas diversas. A animação ficou por conta de uma banda musical ao vivo e sorteio de brindes, como fones de ouvido, air fryer, secador, sanduicheira, robô aspirador, entre outros.
Denise Pires de Carvalho destacou algumas das principais ações desenvolvidas pela CAPES ao longo do ano, entre as quais mencionou o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2025-2029 e a Agenda Nacional para a Formação de Pessoal de Nível Superior , ambos com a contribuição essencial das equipes da instituição. Vale lembrar que a CAPES promoveu, com participação de servidores e servidoras, oficinas em diversos estados.
“Não vou fazer um relatório de ações aqui, porque foram várias neste ano”, disse a presidente da CAPES. “Temos muitas pautas positivas. Deixo aqui um desejo de boas festas para vocês. Um feliz Natal e um ano-novo com muita alegria”, afirmou.
Apesar de não fazer um relatório, Denise Pires de Carvalho ainda citou texto da Folha de S.Paulo que mencionou, em tom positivo, os acordos de leitura e publicação do Portal de Periódicos. Por eles, os pesquisadores brasileiros publicam em revistas internacionais sem arcar com as taxas de processamento de artigos.
A diretora de Gestão substituta, Nayara Janini Gonçalves S. P. Vieira, fez menção à homenagem aos servidores com 30 anos de dedicação à CAPES e à recepção dos novos servidores empossados, atividades realizadas na mesma data. E também reconheceu as equipes de apoio e serviços essenciais — como segurança, recepção, infraestrutura, garçons, garçonetes e brigada — pelo cuidado, dedicação e contribuição diária para o funcionamento da instituição. "Encerramos o ciclo 2025 com entregas relevantes e resultados concretos. Agora é tempo de celebrar, descansar e renovar as forças para os desafios do ano que se aproxima", concluiu.
