CAPES celebra legado de 30 anos de servidores e dá boas-vindas à nova geração
Cerimônia histórica uniu homenagem à dedicação de carreira com a integração de novos analistas, reforçando a missão de fortalecer a educação e a ciência no país
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) celebrou a trajetória de dedicação e comprometimento dos seus servidores. Foram homenageados aqueles em exercício na Fundação, com 30 anos ou mais de serviço público, que contribuíram de forma significativa para o crescimento e fortalecimento da instituição. Todos receberam uma placa de homenagem. Na mesma cerimônia, a CAPES recebeu os novos servidores, Analistas de Ciência e Tecnologia, que agora se juntam à equipe da CAPES, trazendo novas perspectivas, talentos e a mesma missão de contribuir para o avanço da educação no Brasil.
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, disse que a cerimônia é um marco muito importante. “É ter servidores públicos que se dedicaram mais de 30 anos das suas vidas a essa instituição. Não são 30 dias, são 30 anos, e a maior parte do tempo dessas pessoas foi nesse ambiente, porque nós, servidores públicos, trabalhamos e nos dedicamos muitas vezes mais às instituições e ao público do que às nossas próprias famílias”, afirmou. “Parabenizo porque, ao longo das últimas três décadas, vocês foram fundamentaispara que a CAPES chegue aos 75 anos como uma das instituições mais reconhecidas, não só no nosso país, mas no mundo”, ressaltou.
Já para os novos servidores, a gestora falou que o grande desafio é proteger e defender essa importantíssima instituição do Estado brasileiro. “Sejam muito bem-vindos e que daqui a 30 anos vocês estejam festejando. Um servidor público é aquele que trabalha pelo público, mantendo erguidas e fortes as instituições públicas, sem as quais tampouco seremos um país soberano, porque haverá possibilidade de influência externa. Precisamos cada vez mais defender os projetos do Estado e da nação brasileira. Não vamos nos afastar do nosso objetivo: a formação de mestres e doutores, a formação de professores da educação básica e dos profissionais que atuam nas escolas, que precisam muito da atenção da CAPES”, concluiu.
Para a diretora de Gestão substituta, Nayara Saldanha, essa homenagem celebra um marco significativo para os servidores da CAPES. “Mais de 30 anos de serviço público significam que vocês não apenas acompanharam a evolução da CAPES, mas foram protagonistas dessa história, dos processos aprimorados, das políticas implementadas e dos desafios superados. Tudo isso tem a marca do trabalho de vocês. A experiência acumulada ao longo dessas décadas é um patrimônio que fortalece a nossa instituição”, observou. Aos novos servidores, ela afirmou: “Vocês representam um passo significativo para o fortalecimento institucional. Em um cenário de constante desafio, a gestão eficiente de pessoas é determinante para que possamos cumprir nossa missão com qualidade e responsabilidade, e vocês chegam em um momento estratégico, em que a CAPES busca aprimorar processos, inovar a gestão e garantir que nossas ações tenham cada vez mais impacto na educação e na ciência brasileira”.
De acordo com o coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Adriano Mendes de Almeida, é muito importante valorizar os servidores por tudo que eles fizeram pela instituição. “São pessoas que, com seu trabalho, transformaram a CAPES, e isso tem que ser reconhecido. É mais do que justo, portanto, reconhecer o que fizeram durante esses 30 anos”, afirmou. Sobre a entrada dos novos servidores, ele disse: “É primordial num período em que há escassez de servidores. É importantíssimo a entrada desses novos Analistas de Ciência e Tecnologia para nos ajudar, sendo primordial recompor essa força de trabalho”.
Outra homenageada foi a servidora e presidente da Associação dos Servidores da CAPES (Ascapes), Angela Maria Santana Carvalho, que representou os servidores homenageados. “Tenho 48 anos como servidora pública, sendo 47 deles na CAPES. Passei por diversas áreas, e é com muito orgulho que digo que pertenço à CAPES. É realmente um exemplo de órgão público, e esse reconhecimento existe não só em nível nacional, mas também em nível internacional. Vocês não vão encontrar uma instituição similar em nenhum lugar do mundo, e isso nos dá muito orgulho, porque foi uma construção nossa com a comunidade. Aos novos servidores, temos certeza de que vocês vão dar continuidade e vão abrilhantar esse trabalho. A CAPES ao longo desse tempo foi também se renovando, e é isso que faz uma organização pública ser bem-sucedida: ela acompanha o que está acontecendo no mundo, se antecipa às mudanças e apoia a inovação.”
Em nome dos novos concursados, o servidor da CAPES, Carlos Giovanni Lapolli, disse que chegar à CAPES é entrar em uma instituição que carrega uma missão técnica, sim, mas de impacto profundamente humano. “Ampliar oportunidades, reduzir as desigualdades, fortalecer a pós-graduação e a formação de professores não é apenas uma lista de objetivos, é uma forma concreta de proteger o futuro de nosso país. A CAPES não é apenas uma fundação do MEC. Ela é uma ponte entre o sonho individual e a política pública de longo prazo. Então, se eu pudesse deixar uma imagem simples para esse começo de caminhada, seria esta: às vezes a nossa assinatura parece pequena, mas ela pode ser o último passo antes de alguém embarcar, concluir uma etapa, permanecer num programa, voltar para sua comunidade com novas ferramentas, ou produzir conhecimento que muda uma realidade concreta”. Lapolli finalizou desejando “que este seja o começo de uma trajetória que faça sentido para vocês e que faça diferença para quem mais precisa de oportunidades. E que, nos dias de maior cansaço, a gente não se esqueça do essencial do serviço público: seguir em frente com delicadeza e obstinação, porque, como lembrava o poeta Mário Quintana, ‘são os passos que fazem os caminhos’.”
Veja as fotos da cerimônia no link abaixo https://funcapes.sharepoint.com/:f:/s/FotosCAPES/IgC9k6JZP7n0RI5E899C4rUxAUz_xh6y-8PcMNYbSvfeGQY?e=eejIcS
