Presidente e Comissão de Ética debatem ações de 2025
Atuação é pautada pelo diálogo. Em 2026, será lançado o novo Código de Ética
A Comissão de Ética setorial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscou, em 2025, pautar sua atuação no diálogo e prevenção de conflitos. Essa foi a tônica de reunião entre a equipe e a presidente da Fundação, Denise Pires de Carvalho, na quinta-feira, 18 de dezembro.
O ano de 2025 da atual gestão da Comissão, que iniciou em abril, foi marcado por definições de fluxo e trabalho interno no âmbito das unidades do Comitê Técnico de Integridade da CAPES, como a Corregedoria e a Ouvidoria. Houve publicações importantes como a Resolução CEP nº 21/2025, que criou a etapa de mediação de conflitos e a Portaria Conjunta CGU/CEP nº 3/2025, sobre a independência das unidades para apurar um mesmo fato nas esferas disciplinar e ética.
Para Denise Pires de Carvalho, o normativo busca criar regras permanentes para um ambiente na administração pública com “um trabalho muito mais preventivo, de orientação”. A gestora ressalta e defende o diálogo como instrumento perene nos atos da Fundação.
Presidente da Comissão, Silvia Helena Rodrigues afirma que o ano de 2025 “foi de muito aprendizado” e que participar deste trabalho proporciona oportunidade de “nos conectarmos verdadeiramente com as pessoas”. Para 2026, uma das ações previstas é o lançamento do novo Código de Ética da CAPES.
Também participaram da reunião outras duas servidoras e um servidor que compõem a Comissão de Ética: Lorena Ferreira Bevilaqua, Elline Deuzarina Ribeiro de Freitas e Manoel Santana Cardoso.
Para mais informações, acesse a página da Comissão de Ética.
