Ouvidoria da CAPES cria Cartilha de Linguagem Simples
Documento facilita a consulta às diretrizes da Política Nacional de Linguagem Simples
A Ouvidoria da CAPES elaborou, neste ano, a cartilha: O uso da Linguagem Simples na CAPES – Como escrever textos claros. No documento, são apresentadas as diretrizes da Política Nacional de Linguagem Simples, em conformidade com a Lei nº 15.263, de 2025, que instituiu essa Política.
A iniciativa de elaboração da cartilha surgiu após a publicação da lei e do anseio da Ouvidoria de disponibilizar um material de acesso rápido e de fácil consulta para os agentes públicos da Fundação. O material conta com exemplos práticos de como aplicar a Linguagem Simples em e-mails, guias, correspondências oficiais e outros documentos, de forma a tornar a comunicação do órgão com a população mais eficiente.
A ouvidora substituta, Gisele Novais, ressalta que a cartilha tem o objetivo de disseminar as técnicas de redação que compõem a Linguagem Simples, promovendo a melhoria dos produtos de comunicação da CAPES. “Entre os benefícios do uso da Linguagem Simples, estão a efetividade na comunicação, a transparência e a redução do retrabalho e de ruídos na interação. De forma geral, a intenção é que a mensagem seja transmitida de forma direta, tornando assuntos complexos compreensíveis ao público-alvo”, explicou.
A Linguagem Simples facilita a comunicação com informações precisas. Coloque-a em prática!
