Notícias CAPES participa do IV Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília
Tecnologia

CAPES participa do IV Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília

Publicado: 22/06/2026 15:14 Última Atualização: 22/06/2026 15:14

22.06.2026 inovEPT full 1Diretor de Programas e Bolsas no País da instituição destacou as políticas de inovação da instituição durante evento promovido pelo Ministério da Educação 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) marcou presença, na última quarta-feira (17/06), no IV Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT). O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 na sede do Instituto Federal Brasília da Asa Norte. Representando a instituição, o Diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Pessan contribuiu para os debates participando da mesa “Política de Inovação CAPES”.  

“A participação da CAPES nesse evento discutindo inovação e empreendedorismo é muito importante, a instituição já contribui nessas iniciativas há algum tempo e a comunidade está cada vez mais ciente dessa atuação que é o de levar desenvolvimento científico e tecnológico para todos”, salientou. “Precisamos sempre estimular essa cultura da inovação e do empreendedorismo por meio de mestres, doutores e pós-doutores financiados pela CAPES”, acrescentou o gestor.  

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o InovEPT chega à quarta edição como um espaço estratégico de articulação, formação e compartilhamento de experiências voltadas ao desenvolvimento da EPT no Brasil. 

O encontro reuniu gestores, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos, estudantes e representantes de instituições públicas e parceiras de diferentes regiões do país, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre iniciativas inovadoras e políticas públicas voltadas à educação profissional e tecnológica. 

A programação incluiu mesas-redondas, exposições, oficinas e apresentações de experiências, estimulando a disseminação de práticas inovadoras, a criação de redes colaborativas e a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.