Notícias Colaboradores da CAPES realizam doação de sangue no Hemocentro
Doação de Sangue 

Colaboradores da CAPES realizam doação de sangue no Hemocentro

Publicado: 24/06/2026 09:41 Última Atualização: 24/06/2026 09:41

doaçãoColaboradores participaram da ação realizada pela Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida 

Na última quarta-feira, dia 17, os colaboradores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foram até a Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue. Ao todo, 21 pessoas se inscreveram para participar da ação, que teve como tema “Você é o tipo certo de alguém”, das quais 5 estavam aptos a efetivarem a doação.  

Promovida pela Divisão de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (DSQV), a campanha foi aberta a todo público da Fundação. Este foi o terceiro ano consecutivo da ação na CAPES, realizada sempre no mês de junho, período dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue.  

Janaína Aparecida Calaça, chefe da DSQV, afirmou que “iniciativas como essa ajudam a aproximar as pessoas de causas que geram impacto real na sociedade. A doação de sangue é um gesto simples, mas que pode salvar vidas, e é muito gratificante ver servidores e colaboradores se mobilizando voluntariamente para contribuir com essa causa.  Ao incentivar ações voluntárias, a instituição cria oportunidades para que servidores e colaboradores contribuam diretamente com causas de interesse social”. 

Doador recorrente, Marcelo de Barros, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), realiza a doação a cada três meses. Ele começou a doar por uma questão de saúde e manteve o hábito. “Mudei a minha postura de mero espectador para uma ação concreta, trazendo em seu resultado, uma gratidão enorme pela vida e o orgulho silencioso de saber que ajudei a salvar alguém”, destacou.  

Renato Macedo, da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGLOG), tem o tipo sanguíneo O+, o mais comum da população e essencial para os estoques dos hemocentros. Sempre que tem oportunidade, ele contribui com as doações. “É uma sensação muito boa porque a gente percebe que uma atitude simples pode ter um impacto enorme na vida de outras pessoas. Saber que uma única doação pode ajudar várias pessoas dá ainda mais sentido ao gesto e motiva a continuar participando”, relatou.  

Para este ano, a DSQV avalia a possibilidade de realizar uma nova campanha, prevista para o final de novembro ou início de dezembro.