Notícias Servidor da Capes lança disco na Casa Thomas Jefferson

Servidor da Capes lança disco na Casa Thomas Jefferson

Publicado: 14/09/2011 16:12 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Nesta sexta-feira, 16, o servidor Fabiano Borges da Coordenação de Finanças e Contabilidade lançará disco o intitulado Sete Cordas, um registro fonográfico realizado apenas com o violão de sete cordas. O evento acontecerá na Casa Thomas Jefferson (SEP Sil 706/906), às 20h. Para o concerto de lançamento, Borges contará com a participação especial dos violonistas Júlio Cruz, Pedro Rocha e Thiago Vilela, bem como do violinista Ted Falcon.

Dentre as peças constantes no disco, destacam-se: tango brasileiro de Ernesto Nazareth, choro e músicas folclóricas do noroeste da Argentina e do norte do Peru. Nos dois discos, o ouvinte poderá apreciar obras de Astor Piazzolla, Hermanos Simón, Ernesto Nazareth, Guinga, Raphael Rabello, Índios Tabajara, além de obras próprias, incluindo duas suítes compostas por Borges: Suíte Brasileira (CD 1) e a Suíte Contrastes Latinos (CD 2).

FabianoBorge_LancamCDSeteCordas

Fabiano Borges
É mestre em música pela Universidade de Brasília e desenvolve um trabalho sui generis com o violão de sete cordas. Associa técnica erudita e popular e enfoca o repertório latino-americano com músicas do Brasil, Argentina e Peru, países em que já esteve várias vezes realizando palestras e concertos. Tal trabalho cultural latino-americano começou a ser realizado em 2006 no Peru e, hoje, vem tomando maiores proporções, de modo que a temática será tema de seu futuro doutorado. Para a concretização deste trabalho, houve o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, em cuja seleção Borges ficou em primeiro lugar na categoria Solo/Duo em 2010.

É um dos dirigentes da Associação Brasiliense de Violões (Bravio), já se apresentou em diversos países, com destaque para seu trabalho desenvolvido na University of California, Los Angeles (UCLA) em maio de 2010. Na ocasião, Borges discorreu acerca de seu mestrado e realizou palestras e recitais sob os auspícios do Consulado Brasileiro em Los Angeles e do Ministério da Cultura.

No próximo mês, o instrumentista fará concertos na Armênia (a convite da Embaixada Brasileira em Ierevã), Cuba e México. Em junho deste ano, Borges apresentou-se em Córdoba e Buenos Aires ao lado do violonista argentino Diego Martín Castro, com quem forma o Duo do Mercosul, trabalho que apresenta peças do cancioneiro brasileiro e argentino. Tal trabalho já fora apresentado em Brasília, em 2009, no Teatro do SESI de Taguatinga, Teatro do SESC da quadra 504 sul (pela Bravio) e no Instituto Cervantes pela importante série Guitarrísimo.

A partir desse trabalho cultural, Fabiano vem recebendo láureas com destaque para a condecoração no Instituto Cervantes em 2010 com o título Cervantino de Honra. Dentre os homenageados com tal título, destaca-se o Ministro da Educação Fernando Haddad. Na quinta-feira (dia 15 de setembro), receberá a Comenda Dom Pedro I outorgada pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História em solenidade comemorativa aos 189 anos da Independência do Brasil.

Acesse aqui a matéria publicada pelo Correio Braziliense no dia 16 de setembro.