Notícias Central de Atendimento da Capes realiza mais de 8 mil atendimentos em setembro

Central de Atendimento da Capes realiza mais de 8 mil atendimentos em setembro

Publicado: 07/10/2011 18:31 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Apenas em setembro, a Central de Atendimento da Capes foi responsável por realizar 8.333 atendimentos a cidadãos que entraram em contato com a agência solicitando informações. Boa parte dos atendimentos, 5.854, foram demandas escritas, que chegaram por e-mail ou pelo preenchimento do formulário Fale Conosco. O número de ligações atendidas pelo 0800 616161 também foi expressivo. Ao todo, foram 2.479 atendimentos efetivos (sem contar as transferências) realizados por telefone no último mês.

Dúvidas sobre a Plataforma Freire e o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) estão entre os temas mais solicitados pelos cidadãos que entraram em contato com o serviço. A solicitação de troca de senhas e atualização de e-mails da plataforma foram responsáveis por quase 20% das demandas recebidas pela Central. Confira a lista dos dez assuntos mais procurados pelos cidadãos.

Histórico
A Central de Atendimento da Capes funciona desde setembro de 2009. Os 42 operadores trabalham para realizar os mais variados atendimentos aos cidadãos que entram em contato com a instituição. A Assessoria de Comunicação (ACS) é responsável pela gestão do contrato, a busca pela qualidade do serviço e os treinamentos necessários à equipe.

07.10.11.CentralAtendimento

O funcionamento da central é divido em dois níveis. Os atendimentos por telefone são realizados na sede da empresa CTIS e os atendimentos por e-mail, preenchimento de protocolo e de demandas que não puderam ser esclarecidas pelo telefone são realizadas no edifício sede da Capes. A equipe também é dividida pelos temas tratados, um grupo realiza o atendimento geral, há uma equipe somente para o sistema de Cadastro de Discentes, SAC e BEX e uma equipe para a Plataforma Freire e o Parfor.

Treinamento
É importante que as áreas técnicas da Capes organizem, juntamente com apoio da ACS, capacitação sobre seus programas. Também é necessário que atualizem, ou criem, materiais como perguntas frequentes, o que facilita o atendimento ao cidadão. No início das atividades da Central em 2009, foram realizadas capacitações (veja no texto). No entanto, elas devem ser constantes, pois a Capes cria novos programas, publica novas portarias e a rotatividade dos operadores também é grande. Aqueles que quiserem organizar capacitação para a Central devem entrar em contato com a ACS pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos ramais 6213 e 6210.

Os interessados em conhecer a Central podem fazer uma visita ao 11º andar ou agendar uma visita na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000.

Mais informações pelo ramal 6213 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .