Servidor da Capes apresenta relatório no CONSEA
No dia 3 de abril, o servidor da Coordenação de Candidaturas a Bolsas e Auxílio no Exterior (CCE) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Renato Carvalheira do Nascimento, apresentou um relatório, elaborado juntamente com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (Ipea-SAE/PR), no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional vinculado à Presidência da República (CONSEA/PR).
O relatório é parte de uma pesquisa maior que o Ipea está realizando, a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), denominada Institucionalização da Participação Social no Brasil, conduzido pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST) do IPEA, e contribui para o projeto Institucionalização da Participação Social no Brasil. O objetivo da pesquisa/projeto é coletar e sistematizar informações sobre os principais conselhos nacionais e analisar, de forma agregada e comparada, 21 Conselhos nacionais e três Comissões. Entre os Conselhos selecionados está o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e para cada um deles foi feito um relatório.
O convite para realizar tanto o relatório quanto a apresentação surgiu a partir da tese de doutorado do servidor, ainda em elaboração, com tema "A Construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: o papel do CONSEA".
O objetivo do relatório é sistematizar as opiniões dos conselheiros sobre o processo participativo e decisório e a qualidade dos produtos resultantes da atuação do CONSEA. A coordenação técnica da pesquisa é de Joana Luiza Oliveira Alencar e de Igor Ferraz da Fonseca, ambos do IPEA.
O relatório é descritivo e utilizou um questionário padrão estruturado em 28 questões, dividido em perfil, atuação dos conselheiros e funcionamento do conselho. Após a coleta de 40 questionários preenchidos de 57 conselheiros no total, as respostas foram tabuladas e incluídas em um banco de dados e criados gráficos e tabelas presentes no relatório. Este relatório, juntamente com os demais, irão mapear o perfil e ações das instituições de participação social existentes no Poder Executivo Federal.