Notícias Capes recebe encontro para discussão e elaboração de metas para o desenvolvimento sustentável

Capes recebe encontro para discussão e elaboração de metas para o desenvolvimento sustentável

Publicado: 27/04/2012 19:00 Última Atualização: 30/04/2013 17:50
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior recebe, nos dias 26 e 27 de abril, o 1° Encontro Internacional de Compras Públicas Sustentáveis: fortalecer o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia verde.



Participaram da abertura do evento na sede da fundação, na manhã desta quinta-feira, 26, o diretor de Gestão da Capes, Fábio de Paiva Vaz, representando o presidente da fundação, Jorge Almeida Guimarães; a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Samyra Crespo, representando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; a diretora regional do escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para a América Latina e Caribe, Margarita Astralaga; e o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Delfino Natal.

O diretor da Capes demonstrou satisfação em receber o encontro deste porte e relevância e com um tema cada vez mais presente na pauta governamental na sede da fundação. "Como governo, devemos assumir um papel de liderança em prol do movimento de sustentabilidade em nossas compras, de forma a induzir uma mudança no padrão tanto de produção quanto de consumo no país."



Margarita Astralaga, diretora regional do escritório do PNUMA, reafirmou o discurso do diretor da Capes ressaltando que o governo é o maior comprador em cada país, portanto, se o governo escolher comprar produtos sustentáveis e mudar as políticas nacionais, haverá um grande impacto nos países.

Os diretores fizeram votos de que os dois dias de discussão fossem bastante produtivos e que sejam geradas ações concretas para o fomento das compras públicas como ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável no país.

Relevância do evento
Samyra Crespo destacou a importância do evento afirmando que o tema das compras sustentáveis não é um tema somente do MMA, mas um tema que veio para a agenda da Rio +20 pelas mãos do setor econômico do governo brasileiro. "Estamos nas vésperas da conferência e todos os países estão fazendo um esforço para mostrar os seus avanços e discutir um futuro próximo. O Brasil, por ser o anfitrião da conferência e também por entender que a conferência não é só um evento em que receberemos os outros países de um modo muito acolhedor e fraterno, tem que deixar um legado para o país. Estamos montando arcabouço em que os três principais pilares da conferência (social, ambiental e econômico) estão presentes institucionalmente, com decisões decisivas nessas áreas." A secretária também assegurou que o encontro reafirma o compromisso do Brasil com o processo de Marrakech.



O secretário do MPOG, Delfim Natal, explicou que o tratamento deste tema em um encontro internacional poderá ser um referencial significativo na implementação de políticas sustentáveis na Administração Pública Federal do Brasil. "Tenho a expectativa de que, a partir das reflexões feitas aqui, com o envolvimento de muitas áreas, poderemos apoiar muito as ações do MMA, que certamente estará conosco à frente do desenvolvimento tecnológico e do modelo que implementaremos, de extrema importância no incentivo aos órgãos públicos de todo o Brasil na adoção da prática das compras sustentáveis."


Encontro

Fruto de uma parceria realizada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Ministério da Educação (MEC), o 1° Encontro Internacional de Compras Públicas Sustentáveis: fortalecer o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia verde é um ambiente favorável ao diálogo a fim de incorporar a sustentabilidade nos procedimentos de compras públicas do governo. São dois dias de debates e trabalhos a fim de fortalecer o diálogo por meio de um entendimento sobre compras públicas sustentáveis e compartilhar informações, que podem ser adaptadas ao contexto regional, nacional ou local.
O evento tem o objetivo de criar uma plataforma para fomentar colaborações, sinergias e experiências entre gestores públicos interessados em facilitar a implementação de compras públicas no país, já que melhorar o conhecimento e a eficiência das contratações públicas sustentáveis é um avanço para a promoção o desenvolvimento sustentável nacional.

Veja a programação completa aqui.

(Natália Morato)