Notícias Computação em nuvem é debatida em seminário na Capes

Computação em nuvem é debatida em seminário na Capes

Publicado: 15/05/2012 17:38 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou, na tarde desta segunda-feira, 14, o segundo Seminário de Tecnologia da Informação e Inovação. Para tratar do tema Computação em Nuvem, foram convidados Karin Breitman, professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Gorgonio Araújo, diretor adjunto de Gestão de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

14-05-12-PalestraTINuvensGF-007
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, falou sobre a importância dos seminários promovidos pela DTI, por conta do avanço contínuo da área de tecnologia da informação e pela forte inserção do tema em todas as áreas da Capes.

Apresentações
Karin Breitman, ex-bolsista de doutorado da Capes, falou sobre computação em nuvem, telefonia móvel, comercialização e base de dados. Ressaltou o avanço das "telas" na vida das pessoas, desde o cinema, TV, PC e as telas pessoais da atualidade como as de celulares e tablets. Segundo ela, a tendência agora são as telas públicas, que já estão sendo utilizadas em ônibus, aeroportos etc.

14-05-12-PalestraTINuvensGF-078
Gorgônio Araújo apresentou o projeto Centro Compartilhado de Dados para Educação e Pesquisa Brasileira, ainda em elaboração na RNP e feito a pedido do ministro Aloizio Mercadante, no ano passado, quando ainda ocupava o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto pretende levantar toda a demanda do Governo Federal para computação em nuvem para que sejam estabelecidos modelos de governança, serviços e, por fim, a infraestrutura necessária.

14-05-12-PalestraTINuvensGF-129

Presente no auditório entre os participantes, o diretor de Educação a Distância, João Carlos Teatini, ressaltou o atraso do governo para atender programas em andamento e projetos futuros. De acordo com a informação repassada por Gorgônio Araújo de que o MCTI pretende distribuir 730 mil tablets para os professores, Teatini questionou: "De que adiantará 730 mil tablets sem internet? Nós temos mais de 630 polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil espalhados principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, exigimos uma velocidade mínima de 2 megas para a internet, mas grande parte não atende a este mínimo. Precisamos de soluções urgentes para ampliar a banda larga para a rede educacional."

14-05-12-PalestraTINuvensGF-054
Teatini ainda abordou o novo programa do MEC, Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo). "Hoje temos mais de 70 mil escolas rurais, 95% delas não possuem internet." O representante da RNP disse que as conexões de banda larga realmente não são suficientes, mas que as infraestruturas necessárias estão sendo construídas.

14-05-12-PalestraTINuvensGF-102
Recursos Humanos
Jorge Guimarães ressaltou que há várias "angústias" nessas e outras áreas. "Mas temos que ter consciência de que o Brasil tem apenas 200 anos e não 500." Também reforçou o que Breitman abordou em sua palestra: a necessidade de formar mais recursos humanos na área de TI, levando em consideração o aspecto multidisciplinar, já que não basta apenas formar pessoas em ciência da computação, mas sim em estatística, matemática, engenharia de rede e outras.

14-05-12-PalestraTINuvensGF-066
O presidente convidou a professora da PUC para montar junto com a Capes uma proposta de programa induzido para formação de recursos humanos na pós-graduação. "Este será mais um programa para juntar ao outros cerca de 40 projetos induzidos financiados pela Capes."