Semana do Descarte de Eletrônicos, E-lixo
Se você tem aparelhos eletrônicos quebrados e/ou sem uso como: telefones, celulares, monitores, teclados, CPU do computador, TVs, controles remotos, rádios, microondas, despertadores, etc., então esse E-lixo deve ser descartado em local ecologicamente correto.
Os eletrônicos têm produção em maior escala e de rápido crescimento devido ao "boom" tecnológico desencadeado nas últimas décadas, além de ser uma estratégia comercial das empresas, que fazem com que a indústria se mantenha atuante no mercado. Afinal, quem nunca ouviu ou falou esta frase: "fica mais barato comprar outro que consertar o usado".
Já sabemos que o E-lixo, em sua maioria, além de conter material de lenta decomposição, a exemplo do plástico, e grande quantidade de substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio, e que, se manipuladas de forma incorreta, causam danos irreparáveis ao meio ambiente.
Apesar dos riscos que o E-lixo representa ao meio ambiente e à saúde, ele também gera oportunidade para quem trabalha com reciclagem. Por isso, para dar continuidade ao trabalho da Comissão de Coleta Seletiva da Capes, vamos abrir a Semana do Descarte de Eletrônicos, de 23 a 27 de julho para recolher o seu E-lixo, aqui na Capes, no -5. Em seguida, esse material será recolhido à Cooperativa Superação a qual a Capes mantém convênio.