Notícias Central de Atendimento ao Cidadão realiza cerca de 13 mil atendimentos no mês de setembro

Central de Atendimento ao Cidadão realiza cerca de 13 mil atendimentos no mês de setembro

Publicado: 11/10/2012 11:47 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

A equipe da Central de Atendimento da Capes realizou, somente no mês de setembro, 12.936 atendimentos. O assunto mais consultado foi o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que contabilizou 8.933 atendimentos.

10out12-CallCenter 6899

Solicitações recebidas pelo telefone 0800 616161 (opções "0" para o CsF e "7", para todos os outros programas da Capes) representam a maioria das demandas atendidas, 6.036 referentes ao Ciência sem Fronteiras de um total de 8.329, recebidas por toda a Capes. O atendimento pelo formulário web (Fale Conosco) totalizou 4.607 demandas, sendo 2.897 sobre o CsF.

Mais detalhes sobre os atendimentos de setembro podem ser obtidos no relatório mensal.

Histórico
A Central de Atendimento da Capes funciona desde setembro de 2009. Os 92 operadores trabalham para realizar os mais variados atendimentos aos cidadãos que entram em contato com a instituição. A Assessoria de Comunicação (ACS) é responsável pela gestão do contrato, a busca pela qualidade do serviço e os treinamentos necessários à equipe.

O funcionamento da central é divido em três níveis. Os atendimentos por telefone (nível 1) são realizados na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000, e os atendimentos por e-mail, preenchimento de protocolo e de demandas que não puderam ser esclarecidas pelo telefone são realizadas no edifício-sede da Capes, as equipes de níveis 2 e 3 ficam localizadas no 2º subsolo.

10out12-CallCenter 6912

Os operadores também são divididos pelos temas tratados, um grupo realiza o atendimento geral, há uma equipe somente para o sistema de Cadastro de Discentes, SAC e BEX, uma equipe para a Plataforma Freire e o Parfor e mais recentemente foi criada a equipe do Programa Ciência sem Fronteiras, que atende todas as demandas do programa, inclusive as relacionadas ao CNPq.

Treinamento
É importante que as áreas técnicas da Capes organizem, juntamente com a ACS, capacitação sobre seus programas. Também é necessário que atualizem, ou criem, materiais como perguntas frequentes, o que facilita o atendimento ao cidadão.

Aqueles que quiserem organizar capacitação para a Central devem entrar em contato com a ACS pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos ramais 6213 e 6210.

Os interessados em conhecer a Central podem fazer uma visita ao 2º subsolo ou agendar uma visita na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000.
Mais informações pelo ramal 6213 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..