Central de Atendimento ao Cidadão realiza cerca de 13 mil atendimentos no mês de setembro
A equipe da Central de Atendimento da Capes realizou, somente no mês de setembro, 12.936 atendimentos. O assunto mais consultado foi o programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que contabilizou 8.933 atendimentos.
Solicitações recebidas pelo telefone 0800 616161 (opções "0" para o CsF e "7", para todos os outros programas da Capes) representam a maioria das demandas atendidas, 6.036 referentes ao Ciência sem Fronteiras de um total de 8.329, recebidas por toda a Capes. O atendimento pelo formulário web (Fale Conosco) totalizou 4.607 demandas, sendo 2.897 sobre o CsF.
Mais detalhes sobre os atendimentos de setembro podem ser obtidos no relatório mensal.
Histórico
A Central de Atendimento da Capes funciona desde setembro de 2009. Os 92 operadores trabalham para realizar os mais variados atendimentos aos cidadãos que entram em contato com a instituição. A Assessoria de Comunicação (ACS) é responsável pela gestão do contrato, a busca pela qualidade do serviço e os treinamentos necessários à equipe.
O funcionamento da central é divido em três níveis. Os atendimentos por telefone (nível 1) são realizados na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000, e os atendimentos por e-mail, preenchimento de protocolo e de demandas que não puderam ser esclarecidas pelo telefone são realizadas no edifício-sede da Capes, as equipes de níveis 2 e 3 ficam localizadas no 2º subsolo.
Os operadores também são divididos pelos temas tratados, um grupo realiza o atendimento geral, há uma equipe somente para o sistema de Cadastro de Discentes, SAC e BEX, uma equipe para a Plataforma Freire e o Parfor e mais recentemente foi criada a equipe do Programa Ciência sem Fronteiras, que atende todas as demandas do programa, inclusive as relacionadas ao CNPq.
Treinamento
É importante que as áreas técnicas da Capes organizem, juntamente com a ACS, capacitação sobre seus programas. Também é necessário que atualizem, ou criem, materiais como perguntas frequentes, o que facilita o atendimento ao cidadão.
Aqueles que quiserem organizar capacitação para a Central devem entrar em contato com a ACS pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos ramais 6213 e 6210.
Os interessados em conhecer a Central podem fazer uma visita ao 2º subsolo ou agendar uma visita na sede da empresa CTIS, no Venâncio 2000.
Mais informações pelo ramal 6213 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..