Obra lançada no Rio de Janeiro conta com textos de servidor da Capes
Lançada, em dezembro de 2012, no Rio de Janeiro, a obra "Josué de Castro", da Coleção Memória do Saber, na qual o servidor da Capes Renato Carvalheira do Nascimento participa com três artigos: "Josué de Castro: cientista social" (páginas 306 a 353), "A Contribuição de Josué de Castro para o Sistema e a Política de Segurança Alimentar e Nutricional" (páginas 604 a 632) e "Entrevista com Magda Zanoni por Renato Carvalheira do Nascimento" (páginas 414 a 428).
O volume, que possui 839 páginas e é divido em três partes (Josué de Castro: vida e obra; Josué de Castro e as ciências sociais; Josué de Castro político), é uma obra que reúne textos dos principais especialistas sobre Josué Apolônio de Castro (1908-1973), mais conhecido como Josué de Castro, influente sociólogo, político (ex deputado federal nos anos 50), médico, geógrafo, escritor, diplomata e ativista brasileiro, que escreveu a conhecida obra "Geografia da Fome" (1946).
Pernambucano com uma longa estada no Rio de Janeiro, Josué dedicou sua vida ao combate à fome e à miséria no Brasil e, posteriormente, no mundo. Faleceu em Paris, onde escolheu para se exilar, pois foi caçado pelo regime militar iniciado em 1964. Foi vítima de um ataque cardíaco, longe da sua cidade natal, Recife.