Mensagem aos Servidores
Prezadas Servidoras e Servidores,
O início de cada novo ano faz aflorar as perspectivas de novas realizações e a busca de realizar progressos pessoais, familiares e profissionais com repercussão na vida de cada pessoa. Por isso quero desejar a todas e todos os servidores da CAPES os votos de muitos avanços nas perspectivas que formularam quando da entrada do ano de 2013.
Ao ensejo, portanto, desse novo ano que se prenuncia pleno de desafios e oportunidades para cada vez mais consolidarmos o nome e o prestígio da CAPES, atuando e fazendo avançar sua missão, quero agradecer o empenho e a dedicação de cada uma e de cada um dos servidores e dirigentes da CAPES, pelo conjunto das realizações do ano que se findou, como de resto de todos os anos passados nesse convívio.
Aqui na CAPES, cada ano traz para todos nós suas peculiaridades e desafios próprios e 2013 não será diferente. Na verdade grandes desafios nos esperam neste ano como está estabelecido no nosso PNPG 2011-2020. Primeiro, a busca pela consolidação do papel e a ativa participação da CAPES na sua mais nova missão, a desafiante tarefa de qualificar a formação de professores para a educação básica, como ocorreu ao longo de seis décadas com a pós-graduação. Esse desafio inclui a busca incessante para fazer interagir a educação básica com a pós-graduação. Segundo, a ampliação das atividades e ações de caráter induzido por meio de novos editais e chamadas públicas visando o apoio diferenciado à formação de recursos humanos no Brasil e no Exterior. Terceiro, a consolidação do mais novo programa a cargo da Agência, o Programa Ciência Sem Fronteiras; Quarto, a ampliação do quadro de servidores e técnicos, com a absorção de 140 novos colegas, que virão somar esforços nas atividades diárias, possibilitando avançarmos nossa missão institucional. Este item incorpora um aspecto diferencial que é o papel que os servidores e todos nós teremos no treinamento dos novos colegas. Peço a todos uma atenção e um carinho especial para que se possibilite a pronta adaptação dos novos servidores. Por último, mas não menos relevante, 2013 é ano de uma nova avaliação trienal, com todos os desafios que essa atividade representa não apenas para a DAV, mas para todos os segmentos da CAPES.
Por tudo isso, prezadas e prezados servidores e colegas da CAPES, afirmo que 2013 será um ano pleno de atividades que possibilitará alcançarmos algumas daquelas realizações que mencionei acima como sendo parte das perspectivas de cada um de nós para cada novo ano.
Abraços a todas e todos e um 2013 repleto de motivos para comemorações permanentes.
Jorge Guimarães,
Presidente da CAPES