Notícias Servidor da Capes lança novo CD em Brasília

Servidor da Capes lança novo CD em Brasília

Publicado: 18/11/2015 13:24 Última Atualização: 23/11/2015 16:47

O servidor da Capes, Fabiano Borges, lança, no dia 28 de novembro, em concerto na Aliança Francesa de Brasília (Asa Sul), o novo CD duplo "Latinoamérica". Já aconteceram concertos de lançamento do CD nos Estados Unidos nos dias 14 de novembro, na St. Phillips Episcopal Church, em Coral Gables, e, em 17 de novembro, na Faculdade de Música da Universidade da Flórida, em Gainsville. "Estou muito feliz por ter concluído o CD duplo "¡Latinoamérica!". Este projeto é resultado de anos de pesquisa musical e é fruto de minha paixão pela música e pela cultura latino-americana", conta o servidor.

18112015-luis-fabiano-IMG 2142

Há 13 faixas em cada disco. No CD 1, destaca-se a obra "Duas Peças Brasileiras". O segundo movimento intitula-se "Rio de Janeiro", cuja música sintetiza a musicalidade do povo brasileiro por meio do samba. Editada nos EUA pela RYCY Productions, trata-se de uma música originalmente escrita para violão solo e dedicada ao grande violonista espanhol Gabriel Estarella, porém, para o disco, foi registrada em formato de trio, cuja instrumentação contou com a gaita de Pablo Fagundes e com a percussão do Léo Barbosa. (https://www.youtube.com/watch?v=cT2YoJEMvYI).

Na abertura do CD 2, destaca-se a "Suite Sudamericana", obra que sintetiza gêneros musicais sul-americanos. O quarto movimento representa a cultura afro-peruana, razão pela qual se intitula "Aires de Landó". A obra foi dedicada ao projeto Worldwide Guitar Connections (WGC), de Fabrício Mattos, violonista brasileiro que reside em Londres.

A maior parte do disco foi gravada em Brasília. Algumas faixas foram gravadas na Argentina.

A instrumentação do disco contou com a participação, em Brasília, dos violonistas Júlio Cruz Alexandria, Álvaro Henrique e Victor Santana, de Ted Falcon ao violino, de Léo Barbosa na percussão, Pablo Fagundes na gaita e Fernando Machado no clarone. Na Argentina, participaram Diego Martín Castro no violão e Martin Gallo no bombo legüero.

Veja um vídeo do novo trabalho de Fabiano aqui. Mais informações aqui.

23112015-alianca-francesa-luis-fabiano