Informativo: Participantes da Funpresp-Exe podem deduzir até 20,5% do imposto de renda
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp-Exe) informa que os servidores públicos que participam dos planos de Previdência Complementar da Funpresp-Exe contam com benefício fiscal de até 20,5% dos rendimentos tributáveis no Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano calendário 2015. Para aproveitar esta vantagem é possível efetuar contribuições facultativas até o dia 15 de dezembro. O valor depositado não tem contrapartida do Patrocinador, mas está livre de taxa de carregamento e vai 100% para a reserva individual do participante.
Simulador do IRPF
Para ajudar a calcular o quanto poderá ser depositado para aproveitar ao máximo o percentual de dedução, a Funpresp disponibilizou no portal da Entidade (www.funpresp.com.br) um simulador do Imposto de Renda. O participante preencherá informações básicas sobre a renda e os gastos anuais e o sistema vai mostrar três valores diferentes. O primeiro é o imposto a ser pago caso o servidor não tenha um plano da Funpresp-Exe. O segundo, o valor com plano da fundação e o quanto o contribuinte economiza ao ter uma previdência complementar. Por fim, há o cálculo da contribuição facultativa ideal para que o servidor público federal desfrute ao máximo do benefício fiscal.
Como contribuir?
Fazer a contribuição facultativa é fácil. O participante deve acessar www.funpresp.com.br, clicar no link Plano de Benefícios e depois em Formulários. Ao abrir a página, ele deve escolher entre Formulários ExecPrev e Formulários LegisPrev, onde encontrará o Requerimento de Contribuição Facultativa.
Após imprimir e preencher o formulário de requerimento, o servidor público deve digitalizar e encaminhar o documento para a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A equipe da Funpresp responderá o e-mail com o boleto bancário no valor da contribuição escolhida, com vencimento programado para o dia 24/12
IRPF
O demonstrativo das contribuições facultativas será enviado pela Funpresp-Exe (via postal) até dia 29 de fevereiro de 2016. Os participantes que fazem recolhimento mensal descontado na folha de pagamento vão receber o demonstrativo no próprio órgão para declaração do IRPF. Este é o documento que comprovará a contribuição facultativa para o plano de previdência. No momento de efetuar a Declaração de Ajuste Anual, o participante deverá incluir o valor do aporte extraordinário para efeitos de dedução. Em caso de dúvidas acesse: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue 0800 282 6794.
Funpresp-Exe
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal não possui fins lucrativos, por isso destina toda a rentabilidade para os participantes. Para mais informações sobre o Plano de Benefícios, a fundação disponibiliza o serviço "Funpresp vai até você". O atendimento ocorre em horário comercial.
(com informações da Funpresp-Exe)