Notícias Treinamento da brigada: o bom combate

Treinamento da brigada: o bom combate

Publicado: 03/10/2019 15:58 Última Atualização: 03/10/2019 15:58

Buscando a capacitação dos servidores, funcionários e estagiários para atuar em situações de emergência, nos dias 16 e 26/9, o Grupo Capital Service iniciou as primeiras turmas de formação da brigada voluntaria da CAPES.
O treinamento teve como temas o combate e a ação em potenciais situações de emergência envolvendo fogo, chamado de sinistro.

IMG 0521

Os brigadistas voluntários são funcionários treinados para atuar em casos de emergência, exclusivamente no local de trabalho. Caso seja necessário abandonar o prédio, eles saberão exatamente como agir para que a saída aconteça de forma segura.

Nos dias 17 e 27/9, o treinamento contou com a parte prática, onde os participantes puderam aplicar todo conhecimento adquirido nas aulas teóricas. Como exemplo de risco domiciliar, Ubiratan Ferreira, chefe da brigada de incêndio, colocou fogo na saída gás de um botijão de cozinha e instruiu as turmas sobre como apagar de forma segura, evitando incêndios em escala maior. O exercício foi usado também para desmitificar crenças acerca da explosão dessas peças.

Na segunda parte do treinamento prático, os exercícios foram voltados à identificação do tipo de foco de incêndio e qual a melhor opção de extintor para combatê-lo. Ali, as turmas puderam sentir a emoção de combater o fogo aplicando a técnica mais adequada, com jato contínuo, intermitente ou água, usando a mangueira de incêndio.

“O treinamento foi um grande aprendizado. A equipe era bem capacitada e me ajudou a entender mais sobre as diferenças de extintor de incêndio e como usar em cada ocasião”, comentou Eliane Cristina, da DGES.
Os participantes receberão um certificado e uma braçadeira que os identificará oficialmente como brigadistas voluntários.