Diretora apresenta história da Avaliação aos servidores da Capes
A Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes promoveu na última quinta-feira, 15 de setembro, a palestra “Avaliação: Perspectivas Históricas”. Ministrada pela nova diretora Rita de Cássia Barradas Barata, o encontro abordou a construção histórica do processo de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Capes desde os primórdios até os dias atuais.
A diretora possui uma longa experiência no trabalho com a Avaliação da Capes. Rita já foi coordenadora da Área de Saúde Coletiva, de 2008 a 2010 e de 2011 a 2014; representante na Grande Área da Saúde no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), de 2008 a 2014; e representante do CTC-ES no Conselho Superior, de 2011 a 2014.
“O sistema de Avaliação pode ser um instrumento de modelagem das atividades dos cursos de pós-graduação, por isso é tão importante refletir sobre o processo. A Avaliação repercute muito além das notas concedidas aos cursos, assim é um instrumento central de política de pós-graduação”, definiu.
A explanação da diretora foi do momento de institucionalização do papel da Capes como condutora da política de formação pós-graduada em 1974, aos desafios da próxima Avaliação Quadrienal, que acontecerá em 2017.
“Na Trienal de 2013, as ênfases estavam na internacionalização dos programas, na articulação com a educação básica e com formação de professores. Além disso, houve ênfase na interdisciplinaridade, com o entendimento de que a ciência de hoje é pouco disciplinar. O desafio do momento é voltar a colocar ênfase na qualidade da formação, essa é a grande questão que se coloca agora em nosso futuro”, concluiu.
Socialização de conhecimento
A DAV pretende realizar seminários temáticos aos servidores e colaboradores da Capes uma vez por mês. De acordo com a diretora, a motivação dos encontros surgiu pela própria qualificação dos funcionários. “É importante termos um espaço de socializar essa produção, tendo como objeto privilegiado o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), que é a tarefa primordial da diretoria”.
De acordo com Rita, o espaço está aberto a servidores de outras diretorias para fazer dos seminários temáticos da DAV um espaço de reflexão em torno do tema da agência, a pós-graduação brasileira. “Acredito que essa é uma maneira do nosso trabalho ser mais qualificado, não ficarmos presos na rotina burocrática, e assim termos mais informação e formação sobre a importância das atividades que estamos desenvolvendo. A ideia é compartilhar conhecimento entre os técnicos e trazer ideias que tenham a ver com as politicas de pós-graduação e de avaliação.”
Saiba mais sobre a Avaliação da Capes.
Veja também:
Servidora apresenta estudo sobre participação feminina na ciência
Diretora de Relações Internacionais apresenta balanço do Ciência sem Fronteiras aos servidores
DRI promove palestra sobre Novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia e Inovação