Diversidade na ciência foi tema de aula inaugural do PPGQVS - associação entre UFRGS/UFSM/FURG
Na tarde desta terça-feira, 4, foi realizada no auditório do espaço Anísio Teixeira a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), associação entre as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande (FURG). O presidente da CAPES, Abilio Baeta Neves, falou da satisfação em ter a professora Marcia C. Barbosa na abertura da turma do 1º semestre de 2017, pela enorme capacidade de mobilização que ela passa aos alunos.
Para a turma, o presidente da CAPES passou dois recados. “O programa [PPGQVS], que tem realizado seleções incorporando os servidores da CAPES há alguns anos, tem meu apoio integral, mas, independentemente disso, ele não deve ser visto exclusivamente como algo que dá oportunidades para vocês. Além disso, é importante vê-lo como uma enorme oportunidade para a CAPES. A CAPES se revela por meio de cada um dos trabalhos que vocês vão desenvolver e ela se oferece de objeto de estudo de tal sorte que vocês discutirão o trabalho de vocês mesmos, em última análise. E é preciso ter isenção e distanciamento para fazer isso. Uma boa estratégia para esse distanciamento é quando fazemos estudos comparativos, quando olhamos não só o próprio ambiente, mas tenta contestar o que a CAPES faz no contexto de outras agências, de outros programas.”
O segundo recado foi sobre o trabalho que será desenvolvido durante a programação do curso. Além das disciplinas e seminários, o presidente salientou para que todos, alunos que já integram o programa e também alunos especiais, explorem ao máximo as disciplinas e a interação com os orientadores. “O trabalho de pós-graduação é fundamentalmente um trabalho tutorial e é isso que registra a diferença entre o ensino de graduação e a formação de pesquisadores e de recursos humanos qualificados neste nível. Portanto, vocês são peças importantes. Não esperem receber conhecimento exclusivamente pelas aulas ou pelas outras atividades, não esperem passivamente que o conhecimento chegue até vocês. É preciso que vocês façam questionamentos constantemente para que consigam construir a própria reflexão. Na pós-graduação, principalmente no doutorado, trata-se de formação de indivíduos com capacidade de pesquisa autônoma. Vocês que trabalham aqui sabem como a própria Avaliação da CAPES valoriza o trabalho e a produção acadêmica dos estudantes. Agora, vocês experimentarão isso na prática. Desejo a todos um excelente início de curso e que vocês atuem não apenas como estudantes, mas como verdadeiros detetives sobre o que a CAPES faz, procurando refletir e ter clareza na possibilidade de encontrar melhores formas para o aprimoramento do trabalho desta Agência. Confiamos muito em vocês e tenho certeza que todos terão sucesso!”
Palestra
Marcia C. Barbosa abordou em sua palestra “Ciência, Tecnologia e Diversidade: uma verdade conveniente” a ausência de mulheres, negros e deficientes em todas as áreas do conhecimento. A professora apontou dados que demostram que o sistema de C&T mantém vários mecanismos de privilégios e que cabe aos pesquisadores investigar, ir atrás dos problemas para tentar modificar o cenário vigente. Ela abordou os mitos da ciência, como os que dizem que mulher não gosta de matemática e de ciências exatas e reforçou a necessidade de usar números que comprovem fatos, pois eles não têm opinião. “Mas não podemos usar só dados, porque dados não carregam consigo uma reflexão. São necessárias informações que permitam contar uma história. Temos que identificar os problemas, entender sua origem e tentar remover barreiras”.
A professora ressaltou a necessidade de ter nas diversas áreas um ambiente mais diverso. “Quando há diversidade, nos empenhamos melhor e a ciência precisa disso. Precisamos ser os melhores cérebros, seja negro, homem ou mulher.”
Marcia Cristina Bernardes Barbosa
Possui graduação (1981), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da UFRGS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física e o prêmio Claudia em ciência ambos em 2013. Em paralelo tem atuado em questões de gênero na ciência pelo que ganhou em 2009 a Nicholson Medal dada pela American Physical Society. Por seu trabalho junto à pós-graduação recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Capes. Atua como membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências.
PPGQV
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência: Química da Vida e Saúde (PPGQVS), associação entre UFRGS/UFSM/FURG, realizou a última seleção entre os meses de novembro e dezembro de 2016. Os servidores da CAPES selecionados integram o corpo discente regular do PPG e participaram da seleção seguindo os mesmos critérios de todos os outros inscritos. As aulas serão ministradas nas dependências da CAPES aos finais de semana.
Informações sobre o PPGQVS podem ser obtidas na página: http://www.ufrgs.br/ppgeducacaociencias/index.php/pt/