CAPES comemora o dia do meio ambiente com lançamento de política interna de sustentabilidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta terça feira (5), sua Política de Sustentabilidade e Governança Ambiental (PSGA), juntamente com a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em um evento que reuniu o presidente institucional, Professor Abílio Baeta Neves, servidores, colaboradores e convidados, que dissertaram sobre a importância da consciência e a responsabilidade de todos para com o meio ambiente.
O evento foi organizado pela comissão responsável pela implantação da Política de Sustentabilidade e de Governança Ambiental (PSGA) que vem realizando um trabalho de conscientização com os servidores e colaboradores da CAPES.
Para o Presidente Abílio Baeta, esse é um tema tão comentado, quanto negligenciado. Ele afirma que “não existe a possibilidade de pensarmos em sustentabilidade, se não nos engajarmos pessoalmente nesse trabalho. A responsabilidade é igualmente de todos, servidores, funcionários e colaboradores de todas as funções”. O presidente concluiu dizendo que o primeiro desafio a ser superado é criar uma convivência sustentável na CAPES.
O servidor Pedro Arcanjo, presidente da Associação dos Servidores da Fundação Capes (ASCAPES), parabeniza a toda a equipe responsável pelo tema Capes Sustentável, por mobilizar e abrir um espaço de diálogo entre todos os funcionários. “É preciso compreender que, ao tratar sobre o tema Meio Ambiente, estamos falando sobre coisas do dia a dia, essa temática está intimamente ligada ao nosso cotidiano. A partir daí a gente pode avançar muito”, ressalta o servidor.
O evento
Durante o evento, foi criado um espaço para a doação e arrecadação de garrafinhas de água e canecas, como parte da política interna que visa diminuir o uso de copos descartáveis. Houve também a arrecadação de agasalhos para doação. E, aos presentes, foram disponibilizadas mudas da planta ornamental Phlox, doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Ao final, os participantes tiveram uma aula laboral.
Convidados
Durante o evento, foram apresentadas maneiras de utilização inteligente dos insumos e reaproveitamento do material, de forma sustentável. O Coordenador do núcleo Socioambiental do Tribunal Superior do Trabalho, Jomar Pereira da Silva, explicou sobre a forma como o TST incentiva a sustentabilidade e economiza com a compostagem da borra de café produzida pelo órgão e a que recebe de doação de outras instituições, como tribunais regionais e dos Superiores Tribunais de Justiça e Militar. Jomar explicou a rapidez e a eficácia com as quais as mudas de plantas crescem, quando utiliza o adubo gerado com a borra de café.
Representando a última área de cerrado nativo do Distrito Federal, na qual foi criada a Área de Preservação Ambiental da Cafuringa (APA da Cafuringa), o Empreendedor Socioambiental Jefferson Sooma, mostrou a sua vivência em uma comunidade formada por ecovilas e vilarejos ecológicos, montados por pessoas oriundas da agricultura, que buscam por qualidade de vida. Uma comunidade que transforma todos os insumos produzidos em energia e recursos para a sobrevivência. “A abundância e a prosperidade são possíveis, desde que se organize para tal”, afirma o Empreendedor Social e Socioambiental. A Cafuringa possui um Clube de Compra Sustentável que gera produtos de forma orgânica e natural, como o açaí puro do Cerrado, dentre outros.
Para conhecer mais sobre a Cafuringa, acesse http://cafuringa.com.br/home ou entre em contato pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
(Gabriela Matos - Brasília - CCS/CAPES)
Leia também:
CAPES implementa Política de Sustentabilidade e Governança Ambiental