Campanhas de arrecadação de roupas e coleta de eletrônicos têm início na CAPES
O grupo CAPES Sustentável lançou duas campanhas para estimular os colegas a apoiar iniciativas sociais e a adotar procedimentos mais adequados para descartar antigos apetrechos eletrônicos.
Na Campanha do Agasalho, a ideia é arrecadar roupas, calçados, jaquetas e cobertores para doação, tendo em vista a chegada do inverno. Interessados em doar podem entregar os itens até o dia 18 de junho, na sala da ASCAPES, no 2º subsolo.
Já a iniciativa Lixo Eletrônico tem Lugar Certo vai destinar adequadamente diversos rejeitos tecnológicos. Quem tiver algum dos itens pode depositá-lo até 29 de junho, ao lado da portaria do térreo. Pilhas e baterias podem ser descartadas no térreo e no terceiro subsolo, nas caixas da empresa Órion. A campanha não recebe refrigeradores ou lâmpadas.
A extensa lista de rejeitos que a campanha aceita inclui mídias CD e DVD, chapas de radiografia, telefones celulares, controles remotos, computadores, impressoras, monitores, estabilizadores, aparelhos de DVD e videocassete, aparelhos de som, fones de ouvido, aparelhos telefônicos, fios, cabos em geral, forno micro-ondas, forno elétrico, aspiradores de pó e demais resíduos eletrônicos, como peças ou partes de aparelhos e computadores.
O grupo CAPES Sustentável vai destinar os resíduos eletrônicos para a ONG Programando o Futuro, que apoia a utilização consciente da tecnologia. O material será trabalhado em um dos projetos da ONG, a chamada Estação de Metarreciclagem, localizada em Valparaíso (GO). Lá, os equipamentos passam por triagem e catalogação. Em seguida, equipes desmontam e separam o material de acordo com a natureza do resíduo. Segundo a Programando o Futuro, cerca de 17 tipos de descarte têm possibilidade de reutilização – em especial, placas de circuito impresso, materiais plásticos, ferro, alumínio e cobre.