Notícias CAPES implementa Política de Sustentabilidade e Governança Ambiental

CAPES implementa Política de Sustentabilidade e Governança Ambiental

Publicado: 06/06/2018 15:47 Última Atualização: 10/07/2018 15:26

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) instituiu sua Política de Sustentabilidade e de Governança Ambiental (PSGA), por meio da Portaria nº 130, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça feira,5. A PSGA visa promover a responsabilidade ambiental, social e econômica no âmbito da CAPES, com o consumo responsável e a promoção da saúde pública, além da promoção da Educação Ambiental e da preservação do meio ambiente, entre outros aspectos.

Para coordenar a execução da PSGA, foi instituído, por meio da Portaria GAB nº 25, de 31 de janeiro de 2018, um Grupo de Trabalho (GT) composto por 15 servidores. Contudo, há uma comissão formada por voluntários, num total de 40 membros, com representantes de todos os andares.

O Presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, afirma que há muitas ações que podem ser feitas no cotidiano dentro da CAPES, para que seja gerada uma nova cultura institucional consciente, mas é preciso uma mobilização geral. “Espero que todos os funcionários da CAPES tenham o mesmo engajamento que esse grupo vem mostrando há um tempo”, afirmou o presidente que ressaltou ainda a importância de todos saírem de sua zona de conforto, para que o resultado coletivo seja positivo.

Esclarecimentos
De acordo com alguns membros desta comissão, a Política da CAPES acompanha uma série de programas e diretrizes já em andamento nacional. A integrante do GT, Carla Tatiane Honorato, explica que esta Política de Sustentabilidade e de Governança Ambiental da CAPES é estruturada em cinco eixos básicos: a eficiência, que envolve as compras sustentáveis e o uso e reuso de material; o urbanismo, com a política nacional de urbanismo e mobilidade; a saúde, que visa a qualidade de vida para o servidor; a ciência, tecnologia e informação, com base na carreira dos servidores; e o meio ambiente, com a educação ambiental institucionalizada e individual.

“Com a PSGA, estamos costurando várias políticas fragmentadas em uma só política interna, com apoio da gestão”, afirmou Felipe Penteado, integrante do GT. Raphael Drumond, colaborador voluntário da comissão, lembra que, hoje, a PSGA está agindo por meio da coleta seletiva e a conscientização interna.

Também membro do GT, Giulliano Viana, ressalta que a CAPES vive um momento de transição, nesta questão de tratamento de lixo e resíduos. “Agregamos a parte legal à conscientização e tentamos reforçar a cultura da sustentabilidade dentro da CAPES”, explica. O servidor Rubens Wilfredy, complementa que, apesar de parecer simples, essa mudança não é fácil de pôr em prática. “Quanto mais separação fizermos dos resíduos sólidos, menor é o gasto que teremos. Além da conscientização ambiental, tem também o trabalho social, uma vez que os resíduos são enviados para as cooperativas que empregam muitas pessoas”, esclareceu.

Ações
Entre as primeiras ações do grupo, está a remoção de copos descartáveis. Para isso, foram feitas campanhas de incentivo ao uso de garrafinhas e copos de vidro, além de canecas para o consumo de café e outros. Constantemente, o GT transita pelos setores e orienta os funcionários, tirando dúvidas e esclarecendo a forma correta como os resíduos devem ser descartados nas lixeiras correspondentes.

Voluntários CAPES Sustentável
Como já dito, a comissão responsável pela PSGA é composta por voluntários. São eles: Alessandro da Silva Oliveira, Antônio Marcos Ribeiro Alves, Brenda Rodrigues Rangel, Carla Andrea Silva, Carla Tatiana de Miranda Honorato, Cláudia Garaza Barbieri, Daiane de Freitas Abreu, Davi Fernando de Camargo, Deborah Natasha, Dileuza Braga de Azevedo, Edson Ferreira de Morais, Eduardo das Chagas Temote, Felipe Gomes Penteado, Flávio Geovanni Vieira e Silva, Gleycielle Ferreira Barbosa dos Santos, Giulliano Amaral Viana, Iron Rosal de Almeida, Joaquim Pereira Castro Filho, Juliana Moccellin, Lucas Lopes Santana, Marianna Carminatti Martins Papa, Pedro Arcanjo Matos, Raphael Drumond Soares, Rubens Wilfredy da Silva Sousa, Sebastião de Araujo Costa, Sergio Bezerra da Silva, Suzinete Batista do Monte, Silvio dos Santos Salles, Simone Severiano Carreiro, Thiago de Melo Souza Cruz, Tiago Santos Diniz, Ueslei Cardoso dos Santos, Vania Soares Santana, Vilson Alves dos Santos e Zena Martins.

Para mais esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

(Gabriela Matos - Brasília - CCS/CAPES)

Leia também:
CAPES comemora o dia do meio ambiente com lançamento de política interna de sustentabilidade