Notícias Diretorias definem temas de interesse para stricto sensu

Diretorias definem temas de interesse para stricto sensu

Publicado: 22/10/2018 17:37 Última Atualização: 22/10/2018 17:49

A Diretoria Executiva da CAPES definiu os temas prioritários para pós-graduação stricto sensu, em cumprimento ao disposto na alínea "a", inciso I, do art. 3º da Portaria nº 115, de 17/05/2018, que aprovou o "Programa Institucional de Desenvolvimento de Pessoas – PIDP".

Os temas foram apontados pelas Diretorias, conforme a necessidade de retorno aos departamentos, e pelo Gabinete em consulta prévia realizada pela Diretoria de Gestão e pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Posteriormente as sugestões foram encaminhadas para a Diretoria Executiva, como parte da estratégia para realização do Levantamento de Necessidades de Capacitação.

LISTA DOS TEMAS

Temas de Interesse para a Presidência

1.As premiações do Estado como estímulo à produção universitária de alto impacto científico.
2.Análise de dados, monitoramento de resultados e gestão de crise.
3.Meio ambiente, sustentabilidade e eficiência na administração pública.
4.Meio ambiente, sustentabilidade e urbanismo na administração pública.
5.Meio ambiente, sustentabilidade e saúde na administração pública.
6.Meio ambiente, sustentabilidade e ciência, tecnologia e inovação na administração pública.
7.Meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental na administração pública.

Temas de Interesse para a DAV

1.Desenvolvimento e aperfeiçoamento de indicadores para a avaliação da pós-graduação.
2.Registro e avaliação da produção técnica dos programas profissionais.
3.Aprimoramento da avaliação de produção intelectual da pós-graduação, tendo em vista a necessidade de estabelecer comparabilidade entre áreas de avaliação e maior equilíbrio entre suas sub-áreas.
4.Sistemas computacionais utilizados no processo de avaliação para o avanço da pós-graduação brasileira.
5.O mecanismo da avaliação CAPES como indutor de qualidade da pós-graduação brasileira: limites e desafios.
6.Evolução de instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
7.Estudos sobre a formação de recursos humanos e produção científica.
8.Análise de características dos programas interdisciplinares.
9.Avaliação comparada de programas de pós-graduação.
10.Estratégias que possam favorecer a fusão de programas em áreas nas quais existe atualmente grande fragmentação.
11.Estratégias para apoiar o desenvolvimento dos programas que permanecem por vários períodos avaliativos com a nota mínima.
12.Redefinição do papel do mestrado na formação pós-graduada.
13.Ferramentas de avaliação de políticas públicas da educação superior brasileira.
14.Avaliação de políticas públicas educacionais: a relevância do estágio de doutorado-sanduíche para a formação acadêmica.

Temas de Interesse para a DRI

1.Internacionalização: Análise de riscos e gerenciamento institucional da internacionalização; Desafios éticos na internacionalização; Abordagem integrada de internacionalização – tendências na cooperação com países da Europa e Impactos regionais da internacionalização.
2.Estratégias de cooperação Sul/Sul.
3.Negociação de acordos e acompanhamento de programas com financiamento do setor privado.
4.Equidade de gênero na liderança da pesquisa acadêmica.
5.Aperfeiçoamento dos processos de seleção e acompanhamento dos bolsistas e dos projetos no exterior.
6.Análise dos instrumentos e marco legal das políticas de financiamento de bolsa no exterior.
7.Colaboração internacional entre universidades e seu papel na formação de recursos humanos.
8.O papel da internacionalização da aprendizagem na Universidade nos Institutos de ensino e pesquisa.
9.Internacionalização das universidades e o processo de Transferência de conhecimento, propriedade intelectual e patentes.
10.Avaliação dos programas de fomento da educação superior no exterior.
11.Acompanhamento dos egressos dos programas de bolsas internacionais como ferramenta para avaliação da política pública.
12.Indução da internacionalização da educação superior.
13.Gestão orçamentária de programas internacionais.
14.Construção e aprimoramento de instrumentos de avaliação (formulários, questionários).
15.Construção de métricas para avaliação de políticas públicas”. Sugestão de subtemas: Como medir a internacionalização da educação superior, Meios de internacionalização da educação superior, Motivações para internacionalizar a educação superior, Método de análise de dados não paramétricos, Métodos de análise de dados qualitativos, Métodos de previsão orçamentária utilizando análises regressivas, Métodos de avaliação de programas/políticas públicas de educação superior e Métodos de análise de questionários.

Temas de Interesse para a DTI

1.Uso da Tecnologia da Informação no apoio à avaliação de produtividade em ciência
2.Evolução tecnológica dos sistemas de suporte à avaliação da pós-graduação stricto sensu.
3.Utilização de dados abertos como instrumento de disseminação de informações e transparência pública na CAPES.
4.Avaliação de plataformas de ensino à distância nos processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa.
5.Gestão e governança de tecnologia da informação e comunicação aplicadas ao governo federal
6.Inovação em tecnologia da informação e comunicação.
7.Gestão pública aplicadas à tecnologia da informação e comunicação.
8.Integração e utilização de sistemas CRIS e identificadores únicos (ORCID).
9.Integração com as FAP’s para troca de informações sobre pesquisas e financiamentos na pós-graduação.
10.Computação em nuvem.

Temas de Interesse para a DEB

1.Políticas de formação de professores da educação básica.
2.Avaliação de programas e ações destinados à formação de professores da educação básica.
3.Metas do PNE para a formação de professores da educação básica.
4.Parcerias nacionais e internacionais na formação de professores para a educação básica.
5.Articulação e formação de rede na política de formação de professores.
6.Gestão e controle de recursos públicos na execução de programas.
7.Formulação, planejamento e implementação de programas e políticas públicas.
8.Economia da educação.

Temas de Interesse para a DED

1.Inovação nas práticas formativas de professores da educação básica por meio de tecnologia de informação e comunicação (TIC).
2.O processo de aprendizagem de práticas de ensino de ciência em laboratórios virtuais nas universidades.
3.A atuação dos polos de educação a distância e sua integração com as universidades na formação do professor da escola básica.
4.Indicadores de produção científica na área de tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino de ciências.
5.Avaliação da produção científica nos polos de educação a distância e sua relação com a formação de professores e desenvolvimento municipal.
6. O estado da arte na produção científica em Educação a Distância.
7.A constituição do professor-aluno de Ciências por meio de Metodologia a distância nas universidades.
8.A popularização das práticas científicas e o ensino virtual nas escolas.
9.Os Sentidos subjetivos impressos nas memórias educativas de professores em formação no âmbito do sistema UAB: o caso do curso de especialização matemática na prática.
10.Educação a distância como modelo de ampliar o acesso dos professores da educação básica ao ensino superior: Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB.

Temas de Interesse para a DPB

1.A integração da formação de recursos humanos de alto nível com as políticas públicas e com setor produtivo.
2.Prospecção de cenário nacional e internacional de movimentos de interesse às atividades de fomento e pesquisa e à informação científica (legislação, normas, padrões).
3.Novas necessidades de informação do pesquisador, docentes e discentes nas atividades de pesquisa e ensino no Brasil.
4.Mudanças no processo de comunicação científica e de metodologias de pesquisa no Brasil e no mundo.
5.Acompanhamento e adequação a novos formatos e tecnologias de acesso à informação científica.
6.Novos indicadores científicos, métricas e medidas de qualificação da produção científica nacional e internacional.
7.Ciência Aberta.
8.Inteligência Artificial (Big Data, websemântica, text mining, linguagem natural, machine learning).
9. Curadoria de dados e novas ferramentas de descoberta de informações.
10.Gestão de dados, metadados, informação e recursos eletrônicos.
11.Padrões internacionais de arquivamento, gestão e recuperação de dados, metadados e informação.
12.Preservação digital e repositórios institucionais.
13.Mudanças no mercado editorial científico e acadêmico internacional.
14.Gerenciamento de risco de contratações e operacionalização de processos.
15.Novas tecnologias, processos e padrões de coleta e análise de dados.
16.Acompanhamento e utilização de orientações legais para instrução processual de contratação (Instruções normativas, leis e jurisprudência).
17.Gestão e padronização de dados compartilhados.
18.Avaliação do impacto de políticas públicas da CAPES, por meio de seus programas de indução e fomento.
19.Desenvolvimento e aplicação de métricas e métodos qualitativos para avaliação da produção científica gerada pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação.
20.Avaliação de impactos sociais e econômicos da pós-graduação.
21.Avaliação dos Programas de fomento da DPB em suas diversas formas, de acordo com as peculiaridades de cada programa: 1.1 Avaliação de Necessidades; 1.2 Avaliação Teórica; 1.3 Avaliação de Processos; 1.4 Avaliação de Impacto; 1.5 Avaliação de Eficiência.

Temas de Interesse para a DGES

1. Tendências e fundamentos em gestão estratégica de pessoas.
2. Gestão, avaliação e indicadores de desempenho na administração pública federal.
3. Gestão por competências na administração pública federal.
4. Formulação, implementação e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
5. Governança em gestão de pessoas.
6. Psicologia social e promoção da saúde no trabalho.
7. Legislação de pessoal e ética na administração pública.
8. Otimização dos procedimentos de análise dos processos de prestação de contas.
9. A adesão dos órgãos da administração pública ao modelo de excelência em gestão pública.
10. Poder e sofrimento no trabalho durante o estágio probatório.
11. Cultura organizacional e políticas de atenção à saúde do servidor por meio de programas qualidade de vida da CAPES.
12. Orçamento público – parâmetros para as políticas da CAPES.
13. Contabilidade pública – instrumento de controle na administração pública.