CAPES lança campanha de prevenção aos cursos irregulares
“Não leve gato por lebre”. Essa expressão popular é o lema da campanha de conscientização e mobilização que a CAPES lança hoje em seus canais de comunicação. A iniciativa é da Diretoria de Avaliação (DAV) e a realização, da Coordenação de Comunicação Social (CCS/GAB).
A campanha surgiu da necessidade de esclarecer a sociedade sobre os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos em desrespeito à legislação em vigor ou que não foram aprovados por meio da Avaliação de Propostas de Cursos Novos. A APCN é o processo inicial e necessário para que um programa seja considerado regular e tenha autorização para iniciar suas atividades.
Os programas considerados irregulares não podem emitir diploma com validade nacional para a produção dos seus efeitos legais. Ocorre que, em muitos casos, a população é enganada e só identifica a fraude quando seus diplomas são recusados. Com a campanha, a CAPES cumpre seu papel de esclarecimento da comunidade, ajudando a prevenir problemas futuros.
A campanha contará com publicações nos perfis da CAPES nas redes sociais, envio de e-mails, ações de relacionamento com a imprensa e atividades presenciais de sensibilização junto a públicos específicos, como membros do MPU e representantes das secretarias de educações de estados e municípios.