Notícias Cantar para aprender e relaxar

Cantar para aprender e relaxar

Publicado: 16/11/2018 15:10 Última Atualização: 07/12/2018 09:53

Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Desde bem pequenos aprendemos as sete notas musicais, aprendemos algumas canções com os mais velhos, mas muitas vezes a influência da música para por aí. Deixamos de lado as notas, os sons e direcionamos nosso aprendizado para outros temas.

 MG 0097

Mas nunca é tarde para se conectar com a arte. Com mais de 17 anos de existência, o Coral da Capes reúne colaboradores de diversos setores em um objetivo comum: cantar. Há cerca de 15 anos, as vozes são regidas por Carlos Ilha, que também é regente do coral do Tribunal Superior do Trabalho. Os dois corais ensaiam as mesmas canções e em algumas datas se apresentam juntos. “Como são dois coros amadores, procuro fazer a proposta de um repertório único que ensaiamos lá e aqui, e quando tem apresentações nos reunimos. Trabalho sempre com eles com um concerto temático e a cada dois anos a gente faz um grande concerto de gala”, afirma o regente.

 MG 0134

Para participar do Coral não precisa ter domínio de partituras. Os integrantes adquirem conhecimento ao longo do tempo e recebem orientação do regente. Um dos mais novos no grupo, Alexandre Magalhães Martins, da Diretoria de Educação a Distância, assiste aulas na Escola de Música e aproveita o Coral para complementar os estudos.

“O que me motivou foi o fato de uma colega de trabalho participar e eu estudar na Escola de Música. Eu achei que o coral seria algo que iria complementar e uma forma de ter uma atividade lúdica, interessante e que eu gosto muito. O coral é bastante democrático e acolhe pessoas leigas na questão musical”, afirma.

Para Patrícia de Almeida, do Portal de Periódicos, as aulas servem para relaxar e melhorar a qualidade de vida: “O coral é uma terapia. Estamos envolvidos no trabalho diariamente, muitas atividades e muito estresse. Vir para o coral é uma forma de relaxar e deixar os problemas de fora”.
O coral se reúne para ensaiar toda terça-feira, das 12h às 14h, no auditório da CAPES. A participação é gratuita.

{youtube}s7JtfQ720LI{/youtube}