Brigada de incêndio: uma equipe de excelência
Prevenção, resgate e pré-atendimento: este é o trabalho da brigada de incêndio que, de forma discreta – quase invisível – cuida dos servidores e do patrimônio da CAPES diariamente.
Com plantões em escala de revezamento de 12h x 36h, a equipe entra às 7h e inicia e encerra o seu dia fazendo rondas e vistorias. São duas: antes e depois do expediente. Esse procedimento de segurança é essencial para evitar acidentes, como vazamentos, focos de incêndio e garantir o bom funcionamento de equipamentos como hidrantes e extintores. A Brigada também é preparada para fazer o atendimento pré-hospitalar, casos mais comuns dentro da CAPES, como cortes, fraturas, aferição de pressão arterial e até resgate, quando o elevador para de repente.
Ubiratan Nunes, chefe da Brigada e bombeiro líder, está na CAPES desde 2009 e destaca a importância do seu trabalho: “o incêndio só ocorre quando a prevenção é falha”. Em sua trajetória na Coordenação, incidentes graves nunca foram registrados. “A preparação é muito importante”, informa.
O grupo participa de treinamentos constantes. O último, feito há 15 dias, tratou das novas diretrizes de segurança e suporte básico de vida. Ali a equipe aprendeu a teoria e vivenciou na prática, o atendimento para parada cárdica, obstrução de vias aéreas por corpo estranho e ressuscitação cardiopulmonar. “Tudo o que há de mais novo em protocolo foi ministrado”, afirma Ubiratan. Recentemente foi aprovado junto ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).
Além da Brigada de Incêndio há a Brigada Voluntária. No início do próximo ano eles serão convocados para realizar o simulado do PPCI. Deste modo, os servidores também saberão como agir em uma emergência. Para Iron Rosal de Almeida, chefe da Brigada juntamente com Ubiratan, quando se gosta do que faz, o trabalho torna-se prazeroso: “nosso trabalho é justamente a prevenção, para que casos extremos não venham a ocorrer. Estamos aqui a serviço dos servidores, mesmo não sendo percebidos. Temos uma equipe de qualidade. Vocês estão em boas mãos.”