Servidores da CAPES fazem curso de redação
Saber escrever, interpretar e aplicar corretamente os instrumentos de redação oficial é um diferencial na carreira de qualquer servidor público, e contribui grandemente para o sucesso de uma organização. Pensando nisso, a CAPES realiza o primeiro Curso de Redação Oficial Conforme o Novo Manual de Redação da Presidência da República e Português Aplicado à Prática Jurídica.
O curso é ministrado pela professora Aline Rizzie, graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília – UnB. Com carga horaria de 24 horas, o treinamento teve início no dia 25/11 e tem encerramento previsto para o dia 09/12.
Segundo Rizzie, o conteúdo tem como base tanto a prática jurídica quanto o Manual de Redação da Presidência da República, que associa as regras e técnicas da língua portuguesa utilizada na construção da literatura redacional às especificidades dos atos oficiais e do processo legislativo da Presidência da República.
Para possibilitar um atendimento de qualidade aos alunos, o curso teve vagas limitadas por turma, limitadas a 30 servidores. “A presença tem sido maciça. Um ou outro acaba faltando, mas em geral, é uma turma muito ativa”, explicou Aline Rizzie. Além do alto índice de assiduidade, a demanda pelo curso foi bem maior do que a estimada. Por isso, a CAPES organizou uma segunda turma, que começa dia 9 e se encerra no dia 20/12.