Notícias Campanha Gato por Lebre é sucesso no Brasil
Campanha Gato por Lebre

Campanha Gato por Lebre é sucesso no Brasil

Publicado: 29/01/2019 15:05 Última Atualização: 17/12/2019 15:49

A campanha “Não leve gato por lebre” da CAPES, lançada no final do ano passado para alertar sobre ofertas irregulares de pós-graduação stricto sensu, tornou-se um sucesso! Só em 2018, foram feitas 84 denúncias contra instituições suspeitas.

O objetivo da campanha é a conscientização da população sobre este tipo de fraude. Os cursos irregulares são oferecidos com cobranças de valores, não raro altos. Na conclusão, o aluno descobre que o diploma recebido não tem qualquer validade.
Para um curso ser considerado regular ou válido, é necessário ter a avaliação da CAPES, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) e o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Denúncias de instituições que infringem estas normas podem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No domingo, 27/01, o programa Fantástico, transmitido pela TV Globo, apresentou histórias de pessoas que fizeram cursos em instituições fraudulentas e viram seus sonhos se dissolverem no ar. Embora os casos mostrados refiram-se a cursos de graduação, a CAPES foi mencionada, porque o problema ocorre também na pós-graduação.
Sônia Báo, diretora de Avaliação da CAPES, explica que para o indivíduo que recebe essa formação, o prejuízo vai além do financeiro: “É ser enganado por um sistema que não é valido, não é creditado dentro do sistema de pós-graduação nacional”.

Para saber se um curso é regularizado, basta entrar na área de cursos recomendados, no portal da CAPES. No final da página estarão disponíveis três formas de consulta: por área de avaliação, por região e por nota. Os cursos são avaliados com notas que variam entre três e sete. Assim, seis e sete são notas de excelência e três a básica para o curso funcionar.
A campanha “Gato por Lebre” teve repercussão em todas as redes sociais da CAPES. No final da semana passada foram registradas 3.297 visualizações da página dos cursos recomendados.

{youtube}IVR3lGhcvzo{/youtube}