Notícias Estamos com novos colegas na CAPES

Estamos com novos colegas na CAPES

Publicado: 14/08/2008 03:00 Última Atualização: 30/04/2013 17:50

Novos servidores foram empossados em cerimônia realizada na manhã do dia 12 de agosto, pelo presidente Jorge Guimarães. Participaram, também, a Diretora de Gestão, Denise Neddermeyer e a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Ângela Santana.

Esses servidores foram aprovados no concurso, cujas provas foram realizadas em 1º de junho último disponibilizando um total de 140 vagas e, num primeiro momento, foram nomeados 17 de nível superior, sendo que desses, 10 servidores tomaram posse e atuarão nas áreas de análise de sistemas, biblioteconomia e contabilidade. A média de idade varia de 25 a 35 anos.

Inicialmente, os servidores tiveram uma palestra da diretora Denise Neddermeyer, que lhes deu boas-vindas, fez uma breve apresentação da Agência. Falou de sua criação em 1951, a trajetória da Agência nesses 57 anos e sobre a nova CAPES, que incorporou a educação básica e a educação a distância.

Guimarães traçou as principais ações da CAPES, falou sobre a importância da Agência no cenário nacional e, em especial, na formação de pessoal de alto nível em áreas estratégicas, como é o caso das áreas de engenharias, física e matemática, a fim de colocar o país em nível de competitividade internacional. Disse, também, que o país necessita de 60.000 professores de física, sendo que anualmente 1.800 se formam, mas somente 600 são professores. Diante da demanda existente, levaríamos 84 anos para formar o contingente necessário hoje.

O presidente ainda citou que o Brasil encontra-se na 15ª posição em produção científica mundial e disse que, em 1981, o Brasil tinha sua produção 86 vezes menor que a dos Estados Unidos e, atualmente, são 15 vezes somente em número de artigos depositados no Institute for Scientific Information. National Science Indicators

Destaque foi dado pelo presidente à possibilidade dos novos servidores disporem de formação em pós-graduação, por meio do Plano Institucional de Desenvolvimento de Recursos Humanos (PIDRH), fazendo dissertações e teses de interesse nacional, em prol da solução de problemas encontrados na educação brasileira. E disse, ainda, que uma característica importante para o bom desempenho de suas funções como servidores da CAPES, é ter bom senso.

Após a Cerimônia foi servido um coquetel.(Assessoria de Comunicação da CAPES)